quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Virando criança de novo...

Bem, meus filhos estão de férias. Aqui na Austrália têm vários períodos de férias durante o ano. São 4 ao todo, um deles mais longo – 2 meses – de Meados de novembro até o final de janeiro. As outras são, por assim dizer, pequenos feriados escolares. Eles chamam de breaks.
E  a gente tem que se virar e arranjar programa pra galera. Os meus são adolescentes, mas mesmo assim, a demanda é grande!
O “feriado”começou 2ª. feira e ontem passamos a tarde no IGA PERTH ROYAL SHOW, em Claremont. Na verdade é uma grande feira que mistura agricultura, pequenos negócios e entretenimento.
É o maior evento comunitário daqui e atrai em torno de 400.000 visitantes todos os anos. Começou dia 1º e vai até 8 de Outubro. Esse evento, que  já aniversaria 170 anos, começou como uma Feira de Gado e hoje é uma verdadeira festa, patrocinada (este ano) por duas empresas principais: A rede de supermercados IGA, como platinum sponsor, e a COCA-COLA, como gold sponsor.
Vou explicar...Me senti num daqueles eventos de cidade do interior americana, que tem parquinho de diversões, comidas tradicionais, exposições, barraquinhas e competições diversas. É exatamente isso, só que em GRANDE escala. O lugar é gigantesco mesmo, quase uma cidade montada para o evento.
A música podia ser ouvida de longe, misturada ao som dos gritos da criançada nos brinquedos mais radicais. A alegria estava no ar!
Os estacionamentos estavam lotados e as pessoas acabam parando sobre os canteiros e gramados em volta das avenidas. Há uma “certa” condescendência dos fiscais de trânsito em eventos como esse.
São vários portões de entrada para facilitar o fluxo de visitantes. Entramos pelo portão número 10. Funciona assim: você para sua entrada e lá dentro, paga individualmente pelos brinquedos. Não é nada barato – adultos AU$25 e crianças ou estudantes AU$15. Os brinquedos custam em média AU$9 cada. Mas se vc decidir não brincar em nada, já vale o passeio pelo lugar. Tudo muito colorido, bem sinalizado e com excelente iluminação à noite.


Primeiro demos um “giro” por toda a feira pra conferir as atrações. Entramos numa animal nursery, que é tipo uma exposição de animais característicos de WA. Isso é mais para as crianças interagirem com os bichinhos. Vimos vários carneiros, cabras, alpacas, um touro gigante (que devia estar dopado porque estava quietinho na sua baia), patos, galos, pintinhos em estufas (podíamos ver os ovos se quebrando e o nascimento dos pintinhos), bezerros, pôneis, camelos e muito mais...


Visitamos uma exposição de guloseimas: bolos temáticos premiados, cookies (biscoitos) para todos os gostos, bolos caseiros, tortinhas, confeitos. Nunca tinha visto isso, achei super curioso!



Uma outra, abrigava um Pavilhão destinado a mostrar a cultura da Malásia, aspectos turísticos e venda de roupas e comidas típicas.
Isso sem falar dos corredores de pequenas lojinhas que vendiam de tudo. Parecia a Rua da Alfândega no Saara do Centro do Rio! Nessas lojinhas, um produto em especial nos chamou a atenção, as SHOW BAGS. Você compra uma sacola de uma determinada marca com vários itens pré estabelecidos dentro. Cada marca coloca o produto que quer dar mais destaque. Custam em média AU$25 e fazem o maior sucesso entre crianças e adolescentes. Todos saem do evento carregados de show bags.



Também existem muitas barraquinhas de comida, que vendem de tudo um pouco. O fast food predomina, é claro, mas se vc preferir uma boa refeição encontra comida chinesa, tailandesa, batatas recheadas, salsichas empanadas etc Ah, e óbvio, o que não poderia faltar num parquinho...Maça do amor e algodão doce, que aqui chama-se fairy floss ou cotton candy.
Passamos ainda por dois grandes cercados, um de pôneis e um de camelos. Ali as crianças podiam ter a experiência de montar nos animais e darem uma voltinha, puxados logicamente pelos cuidadores. Pela cara de alegria da criançada, essa voltinha era um must!



O parque montou duas rodas gigantes, uma menor e outra panorâmica, bem alta. Escolhemos o por do sol pra andar na panorâmica, de onde pudemos avistar até o Rio Swan, além de ter uma bela visão de toda a dimensão do evento.






De lá, vimos que também havia um teleférico que transportava os visitantes de uma ponta a outra do parque. Lá fomos nós... Entre uma atração e outra, valia um chocolate quente,  porque a temperatura cai vertiginosamente a partir das 5PM. Também provamos uma salsicha empanada, que tinha uma cara ótima. Mas é claro que era over fatty. Depois que fomos nos brinquedos radicais bateu um arrependimentoooo.
Bem, mas ainda indiferentes à salsicha,  partimos para o passeio de teleférico que foi super pitoresco e nos rendeu ótimas fotos do alto.

E eu...superando o meu medo de altura. Valente na roda gigante e no teleférico!  A Isa ficou orgulhosa de mim!
Descemos bem no meio das atrações radicais. Os olhos da Isa brilhavam e acho que os meus também. A gente volta a ter a excitação de uma criança que nem sabe por onde começar. Olha tudo, quer ir em todos os brinquedos, fica observando a reação das pessoas naqueles de maior adrenalina...





A Isadora sempre foi destemida, adora altura, montanha-russa e tirolesa. Seu sonho é ir pra Nova Zelandia praticar bungee jump. Definitivamente não é o meu caso. Na Disney lembro de ter ido nas montanhas russas só pra ela não ir sozinha ( e pra não fazer feio pra uma garotinha de 8 anos, né).
Ela escolheu um bem radical. O negócio rodopiava mais que peão, só que nas alturas. Eu só via as pernas dela penduradas e os cabelos voando enlouquecidamente. Deus me livre, aquilo não é pra mim. Confiram na foto!



Ela saiu de lá e fez o seguinte comentário: “- Mãe, a parada é tensa”. E eu acredito piamente!
Vimos o martelo, o kaboom, a casa fantasma, uma montanha russa pequena com loopings, carrosséis de cavalinhos e de cangurus (achei o máximo), barco vicking e mais um montão de radicais e novidades. Tinha até um simulador de corrida e um disco voador que simulava uma experiência com a gravidade.



Fechamos nosso passeio com um ingresso para o chapéu mexicano. E foi aí que...rodando e rodando,  lembramos muito da salsicha empanada...  Quando acabou fomos direto comprar uma coca-cola.
Fora isso, foi maravilhoso ter a oportunidade de reviver a emoção de voar naquela cadeirinha.
E quanto tempo fazia que eu não visitava um parque! Só não conseguimos esperar a queima dos fogos. Dizem que é muito bonita, mas já estávamos exaustas.
Que bom que ainda acho graça em me divertir nos brinquedos. Que bom poder sentir o friozinho na barriga quando estamos lá no alto. Que bom que nossos filhos nos fazem reviver essa mágica de ser criança de novo!

**** Se quiser se comunicar comigo, não esqueça de deixar seu e-mail no comentário, OK?

Nenhum comentário:

Postar um comentário