segunda-feira, 4 de julho de 2011

ARRAIÁ EM PERTI


Engana-se quem acha que na Austrália não tem Festa Junina (ou Julina).
Brasileiro arruma um jeito de fazer suas próprias festas onde quer que esteja. Descobre lugares que vendem coisas de toda a parte do mundo. Descobre goiabada, guaraná, feijão preto, fubá...
E quando não descobre, tem sempre alguém que socorre. Hoje mesmo, a Aline, que me ajuda com a limpeza da casa, me trouxe mandioca. Que vou cozinhar amanhã mesmo e depois fazer fritinha. Ai que delícia meu Deus!
E a gente vai fazendo os escambos. Eu dou café, recebo mandioca... e por aí vai. A gente sempre se vira!
E como estamos em ritmo de São Pedro e São João, aproveitamos a ocasião pra comemorar dois aniversários com um Arraiá de causar inveja às festas juninas  no Brasil: o do Pablo, que foi dia 29 de junho ( Dia de São Pedro) e o da Paulinha, que foi dia 1 de Julho.
Começamos os preparativos na semana passada. Marcio, Pat e Carmem nos emprestaram as bandeirinhas de uma festa do ano passado, fui às compras no Kakula`s pra preparar as tradicionais guloseimas, combinei com Paula o cardápio todo, criamos o convite, enfeitamos a casa, providenciamos as músicas e improvisamos as fantasias. Nossa festa  estava montada e prometia ser um arraso... E foi mesmo, acima de todas as expectativas!
Pablo se superou com os quitutes. Foi o responsável pelo bolo de aniversário, pelas deliciosas cocadas, pelo pé-de-moleque e brigadeiros de colher. Paulinha, que manda muito bem na cozinha, fez cupcakes de milho e fubá, cachorro quente e um caldo verde de “comer rezando”. Cozinhei milho, consegui comprar paçoquinhas, estouramos umas pipocas  e assamos pão de queijo. Amélia fez um panelão de canjica (deliciosa!) e Marcio e Rodolpho cuidaram do quentão – um primor! Tinha quentão de vinho e quentão de cachaça, um mais gostoso que o outro. A mesaficou linda  e a casa toda enfeitada: chapéu na porta, bandeirinhas cruzando as salas e a garagem e balões coloridos no corrimão da escada
Bem, tivemos que abrir a garagem porque Ramírez fez salsichões na churrasqueira e São Pedro não tem colaborado muito com o tempo. Choveu em Perth a semana passada inteirinha e Sábado, apesar de ter melhorado um pouco, ainda estava muito instável e não quisemos arriscar. Mas, como todo mundo é “de casa” mesmo, a garagem se revelou um ótimo espaço para o churrasqueiro e para a nossa pista de dança.
SIM, TEVE QUADRILHA!!! Acho que nunca me diverti tanto com a quadrilha mais improvisada que já dancei em toda a minha vida. Cada um gritava o que sabia: “olha a chuvaaaaa, é mentiraaa, damas ao centro, grande roda, pra direita, pra esquerda, olha o túnel”...E a quadrilha surpreendia e ia acontecendo, entre muita confusão e gargalhadas.
Tinha colombianos e australianos misturados, tentando seguir os brasileiros que também estavam perdidos.... Todos participaram e nós mesmos nos aplaudimos muito. Até porque merecemos, as cenas eram impagáveis!
Além da quadrilha, dançamos forró e cantamos Parabéns com um bolo que tinha bandeirinhas e fogueira de São João (by Pablo)!
Todos estavam criativamente vestidos, com muito xadrez colorido, trancinhas, remendos, chapéus de palha e pintinhas no rosto. Mas o maior sucesso mesmo ficou por conta das roupas das crianças: João Pedro e Lorenzo eram verdadeiros caipirinhas e Matheus, o mais novo estreante da turma em festas estava lindo, todo à caráter, um bebê caipira dos mais estilosos que já vi. Estiloso e comportado. Fazer o que se essa gente brasileira adora um barulho, né? Matheus dormiu como um anjinho e Lindsay e Leo puderam até dançar quadrilha!  São muito boazinhas essas crianças da nossa “troupe”!
Praticamente todos os convidados compareceram. Fizeram falta os que já não estão mais em Perth: Aline, Marcelo, Campelo, Helena, Dani,  Gustavo, Breno, Pedro.  Ou os que estão visitando o Brasil, Camila, Mauro, Nick e Cia... Sentimos tanta saudade de vocês!
ANARRIÊ!!! (Significa VOLTEM!!!, AOS SEUS LUGARES!!!)
Mas os aniversários acontecem e PRECISAM ser comemorados. Principalmente quando as famílias estão longe e tudo que temos são os amigos. Acho que Pablo e Paulinha estavam muito felizes. Pra mim, felicidade de quem a gente gosta NÃO TEM PREÇO!





















































4 comentários:

  1. HAHAHAHA

    To morrendo de rir ate agora com a foto que tem eu e Carmem se acabando. Balanca o cabelo, rebola, balanca os bracos e mexa as pernas.

    Muito bom!!! Amei tudo tudo!

    ResponderExcluir
  2. Que alegria, matar um pouquinho a saudades de todos vcs., mesmo que por por foto... Pelo visto essa festa foi muito animada, sô... Ai como queria estar aí...
    Hummm canjica Amélia??? Amoooooo ... Fora as outras guloseimas, que sempre são deliciosas...
    Gostei de ver todos a carater... E os bebês, que máximo!!!
    Paula e Pablo, parabéns, mais uma vez.
    Saudades de todos vcs.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ow God! Sumiu o comentario! Monica, sou eu a Angélica! Estarei embarcando para Perth dia 8/8. Veja se vc quer algo, se quiser uma cartela de dorflex me avise. Vou levar bastante. Vou estudar em uma escola do centro, que chama PICE. Tenho o endereço em outro momento te passo apra saber se vc conhece. =) bom é isso! A correria aqui está a todo vapor o ultimo mes no Brasil vai passar voando!!!
    Tbm estou criando mais um blog. Adorei a ideia, postar será mais facil do que enviar trocentos emails! =) Assim que inalgurá-lo te envio o link! Abs, Angel

    ResponderExcluir
  4. Parece que foi ontem que preparamos as bandeirinhas, né Carmen? né Alessandra??? rsrsrsrs Aquele dia foi hilário ...
    Beijos

    ResponderExcluir