sábado, 5 de março de 2011

PINGUIN ISLAND À REMO

Hoje acordamos bem cedinho pra fazer um passeio até PINGUIN ISLAND, que fica a uns 40 minutos do Centro de Perth.
Através de um amigo, conseguimos uma tarifa bem mais em conta que incluía o transporte até a praia, caiaques e todos os equipamentos para chegarmos até a ilha, lanche e almoço, tour guiado e mergulho (snorkling). Foi a família toda!
Bem, chegamos até à praia que fica em frente à ilha por volta das 9 horas. Conhecemos nossos guias e recebemos instruções para remarmos de caiaque, em duplas, até a ilha. Bem, receber instruções daquele guia australiano é o primeiro grande desafio. Ainda bem que existem as demonstrações em mímicas e a gente acaba “pescando” uma ou outra palavra! Que inglês maldito! Mas o cara era super gente boa!
Nos lambuzamos de filtro, colocamos óculos, chapéu, camisa e começamos nossa aventura ecológica.  Haja braço!
Fui com Pablo, que já é uma vantagem, mas a gente pensa que é pertinho e se engana... A ida foi bem demorada e fiquei com calo na mão.  Eu dava o ritmo das remadas e Pablo controlava os pedais, que dão direção ao leme. E pra minha surpresa, eles chamavam os remos de PEDALS (sempre achei que fossem rows!).
Quando chegamos, a primeira coisa que percebi , e e que depois nos foi informado,  é que naquela época não haviam pingüins na ilha. Os “habitantes” haviam se mudado temporariamente – são as migrações que eles fazem depois da trocas das peninhas – não sei se entendi bem a explicação.
Fizemos um lanche, recebemos nossas máscaras e pés de pato e fomos mergulhar. O dia não estava muito aberto quando chegamos, o que torna a cor da água mais escura, sem a ajuda do sol refletindo no mar.  Com a água turva, acabamos vendo poucos peixinhos, até porque, tem muito mato marinho e os peixinhos acabam se escondendo entre as folhagens. Assim mesmo, consegui ver uns bem coloridos e outros até mais grandinhos. Depois o tempo abriu, o que nos permitiu tirar fotos lindas da ilha!
Quando voltamos,  um almoço (ao estilo australiano) nos esperava sob uma sombra deliciosa. A gente sai da água até sentindo frio, mas o corpo esquenta rápido e pede uma trégua do sol.
Refeitos e saciados, fizemos a digestão visitando a Ilha, que tem  lugares espetacularess e formações rochosas super interessantes.  Vocês podem conferir pelas fotos.
Sabe o que vimos pra nossa surpresa? Um pingüim azul, lindo, dentro de uma caverna (não pudemos fotografar, o flash assusta os pingüins). A guia nos disse que era uma sorte, um fato raro e que provavelmente tratava-se de um desgarrado. 
Dentro de uma outra caverna, vimos um enorme leão marinho. Ele tinha a mesma cor da areia, que se misturava com o marrom da caverna, ou seja: se a guia não nos mostrasse, talvez nós passássemos por ali sem notá-lo. Por outro lado, avistamos de um ponto alto da ilha,  um monte deles na areia de uma praia que não tivemos acesso.  Deviam ser enormes porque estávamos muito distantes e ainda assim conseguíamos vê-los com certa facilidade.
Na volta, fomos assistir a guardadora da ilha alimentar os mini pingüins, fofíssimos! Eles ficam presos num aquário e comem o dia inteiro. Não sei como agüentam tanto peixinho.
Bem, tem que ter algum pingüim na PINGUIN ISLAND, caso contrário, olha só a decepção das pessoas que chegam ali. A criançada adora!!
O passeio já estava chegando ao fim e precisávamos voltar antes que o mar ficasse muito mexido. Entramos nos  caiaques  e remamos de volta à costa, pegando  carona em uns “jacarés” bem legais.  A volta foi muito mais rápida e passamos por uma ilhota com mais um monte de leões marinhos  esparramados na areia tomando sol. Essa galera leva um vidão!
Já em terra firme, ajudamos nossos guias a guardar os equipamentos, carregamos os pesados caiaques e entramos nas vans que nos levariam de volta à Perth City.
Chegamos  exaustos, mas foi bem divertido!

Chegada de van e Isa com cara de animadíssima pra remar!


Pablito exibindo a nova silhueta, mais magro 12 kilos


Nossos amigos e Ramírez branco de tanto filtro.


Chegada à ilha, UFA!


Minha lindinha!


Natureza exuberante e uma enorme variedade de pássaros.


Não é fofo??



                                                   
                                                              Passeio pela ilha



                                                    Formações rochosas

2 comentários:

  1. Oi, Monka!

    Peguei carona na conta do Google do Daniel pra te mandar este post. Só agora naveguei no seu blog com calma. Adorei as curiosidades locais e o visual de sonho das prais! Aliás, Pablo e Isa estão um espetáculo!

    Por aqui, carnaval e chuva por todos os cantos. Amanhã, começam os desfiles das escolas do Grupo Especial na Sapucaí, depois do incêndio nos barracões da Grande Rio, União da Ilha e Portela em fevereiro. Todo ano é a mesma história, né?

    Bom, vou indo. Bjos em todos. Saudades! Ana

    PS: Encontrei com a Marilda no metrô há um tempo atrás e ela me disse que sua mãe teve um avc. No dia 28/1, lembrei dela, já que somos "co-aniversariantes", e, dias depois, vi seu email contando que ela também estava com tuberculose. Que coisa! Espero que já esteja plenamente recuperada.

    ResponderExcluir
  2. Lindo Monka!

    Amei o lugar. Eu e o Gui ainda nao fizemos esse passeio juntos.

    Boa dica para um findi!
    Bjus

    Me

    ResponderExcluir