quarta-feira, 2 de março de 2011

SOLTANDO A LINGUA, uma conquista diária


Acho que a fase de falar com as pessoas e não entender o que elas dizem já está passando.  Essa semana tive várias oportunidades de conversar com australianos por mais tempo (não é como no supermercado, que vc só troca duas palavrinhas):

1.       No Fitness, ao contrário do que haviam me dito, muitas pessoas se aproximam pra conversar, sejam do corpo de Personais, pra te corrigir,  ou mesmo alguns alunos que se oferecem para ajudar.  Também tive que resolver um problema de cobrança errada da academia  no meu cartão de crédito. T udo isso soma vocabulário e treina o ouvido.
Literalmente peguei PESADO na academia e não consegui malhar por dois dias. Tô toda dolorida! 

2.       Também saí para comprar camas. Essa semana, todo o mobiliário de aluguel deve ser recolhido. Conversei longamente com o vendedor (que era indiano!!!) e com o outro, australiano, que me fazia perguntas de longe e eu conseguia entender! ( a gente fica feliz com tão pouco). Ah.. e consegui comprar tudo em promoção pela metade do preço!!!

3.       Precisei levar a Isa a um GP (General Practioner) para ele prescrever e aplicar uma vacina. Fomos muito bem atendidos. O médico era .... indiano, claro, mas um doce de pessoa. E este Centro Médico é quase ao lado da minha casa. É só atravessar a rua! . Tudo isso nos obriga a falar, explicar, pagar, pedir o que desejamos, esclarecer as dúvidas.

4.       Levei a bicicleta do Ramírez pra consertar. O pneu furou com um parafuso enorme a caminho do trabalho. E o Ramírez ainda me pediu pra falar pro cara dar uma lubrificada na correia e olhar as marchas, que estavam duras. Lá fui eu, tentar explicar o problema das marchas (que não encontrei no dicionário). Tudo certo, o pessoal aqui é muito solícito e tem muita paciência. Tirei de letra (rsrsrs)!

5.       Ontem tirei uma folga (era o dia da diarista nova , lembram? Depois conto)  e peguei uma prainha. O dia estava lindo e o mar tão convidativo. Resolvi inovar e peguei o carro sem destino. Acabei ficando numa prainha bem pertinho daqui, freqüentada por crianças e pessoas mais velhas, já que fica protegida e o mar é bem mansinho. Tem foto, olha lá!! Nessa praia conversei quase uma hora com uma australiana, a Maria, uma simpatia! Ela é nascida em Perth, mas filha de italianos. Ela me tranqüilizou em relação a esses problemas de não entender direito o que os australianos dizem. Falou que como sua língua mãe sempre foi o italiano, que se falava em casa, ela teve que estudar inglês por muitos anos para se sentir confortável aqui em Perth, onde sempre viveu. Isso não é muito doido?

E pra fechar... querem saber da diarista???  Ainda não foi dessa vez.  Sorte que liguei na 3ª. feira pra confirmar. A Darla (esse é o nome dela) começou a estudar e vai checar a agenda pra ver quando poderá me atender. É assim...  Mas fiquei super feliz de ver que aqui, há oportunidades pra todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário