quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

TELEMARKETING NA AUSTRALIA – Vencendo o medo

A gente pensa que vai ser moleza entender a galera daqui. Chega falando inglês do Brasil e quando pensa que está abafando, os australianos vem com uma “pérola” que vc nem sonha do que se trata.  Isso quando é OLHO NO OLHO.
Mas quando é telemarketing a história é outra mesmo...
Até hoje tenho  resistência de ligar no 101 do meu celular, que é o número da operadora TELSTRA, uma das maiores daqui. Pra recarregar os créditos, tenho que ficar quase em “alpha”.  Ninguém pode espirrar do meu lado que tenho que começar tudo de novo.  Hoje tomei coragem pra finalmente utilizar o correio de voz. São uns 10 procedimentos, que envolvem códigos e senhas. Bacana mesmo, um teste espetacular de LISTENING.  Consegui finalmente gravar todos os meus voice mails (são vários: para particular, para trabalho etc)! Aí pensei, tô safa agora, vou tirar de letra.
Eis que.... precisei  ligar para a FOXTEL (canal fechado) para comunicar o plano que decidimos manter. Tá achando difícil falar com australiano pelo telefone? Experimenta falar com o INDIANO! Tenho uma amiga aqui que diz que todos os indianos do mundo estão empregados em telemarketing...  Deve ser só pra colaborar com essa gente que vem de fora (rsrsrs)! Expliquei o que eu queria e não entendi direito o que ele falou. Desisti e depois de vários “say it again” resolvi esperar o resultado pelo valor da fatura. Eu realmente tenho fé em Deus que ele tenha entendido a escolha do plano que fizemos. Caso contrário,  vou pagar uma grana preta por mês!
E para tentar uma vacina para minha filha? E pra explicar? Aqui, todo e qualquer procedimento tem que ser autorizado por um GP, que é o General Practitioner. Vc vai ao GP, explica a situação e ele te recomenda o que for necessário. Pra remédios é a mesma coisa. À exceção dos medicamentos mais simples e vitaminas, tudo tem que ter receita médica. Ainda bem que trouxe tudo do Brasil e melhor ainda é não precisar usar nada. As “ITES” foram todas embora com o clima daqui. Mas é seco pra caramba. A gente tem que cuidar para os calcanhares não ficarem parecendo com os dos pescadores, com aquela casca grossa (ui!). Heel Balm neles! Aprendi com uma colega brasileira. Recebo ótimas dicas de todas as meninas que moram aqui!
Falando nisso, amanhã tem almoço das Luluzinhas em Perth City! Vou respirar ares mais civilizados, longe da poeira das caixas da garagem ...  
INTÉ...

2 comentários:

  1. Mônica! Com relação ao ocorrido com o call center da foxtel não se preocupe. Nem os australianos conseguem entender os indianos. Já conversei com um australiano sobre isso logo após ter passado por um episódio com um indiano desses no telefone. Liguei para reclamar da internet da 3. Não conseguia entender uma palavra que o cara dizia. Foi assim que cheguei aqui, por isso achei que o problema era comigo. O cara perguntou o meu nome e eu nao entendi. Falei "sorry" e o cara respondeu com um tom de deboche: "-O Senhor por acaso sabe qual é o seu nome?". Fiquei muito p... falei que ia desligar e ia ligar novamente para ver se caia num atendente que soubesse falar inglês. Pq o inglês dele era pior que o meu. No dia seguinte, conversei com um australiano no trabalho, que me entendia perfeitamente, e tb falou que ele nao consegue entender nada.
    Só para complementar minha bíblia, na verdade esses call centers nem ficam aqui. Ficam na Índia mesmo. Quando vc liga as chamadas são direcionadas para lá.
    Abcs,
    Leo

    ResponderExcluir
  2. Thanks for sharing
    http://www.24x7direct.com.au/

    ResponderExcluir