quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

As agruras da lingua e mais curiosidades

People, não é fácil mesmo entender a galera daqui. Uns mais, outros menos, façamos justiça.  Tem a galera do mercado, que fala tudo pra dentro e parece uma metralhadora; tem os mais jovens, que falam mais devagar, mas com um monte de gíria; tem os mais velhos, que falam mais pausadamente e com um sotaque mais british e tem as crianças, bem legal de entender.

Eu entrava em pânico quando alguém daqui ligava pra mim. Agora já estou ficando mais calma. Ontem quando acabei a ligação com a moça da Administradora da minha casa, me dei conta que estava  suando como adolescente que vai fazer prova. Que esforço pra entender! Tem hora que dá vontade de simplesmente D E S L I G A R.  Mas eu tenho dado sorte e as pessoas com as quais falei foram sempre pacientes e até achavam graça. Ontem foi PUNK porque tive que resolver a instalação da FOXTEL, TV fechada,  e precisei de uns 3 telefonemas. Sem contar que já tinha passado na 3a. feira pelo cara que vai fazer um reparo de uma rachadura da nossa parede, que tinha um inglês super cascudo.

Mas como tudo tem recompensa, recebi uma ligação no fim do dia da academia de ginástica, agendando meus testes. O Personal era B R A S I L E I R O, que alegria! Pude perguntar tudo que já tinha perguntado de novo, mas agora entendendo as respostas (rsrsr). 

Ah, e ia esquecendo... Ainda teve a marcação de uma consulta no dentista . TENSO, parafraseando minha filha. E pra explicar pra recepcionista (por telefone de novo, ai meu Deus!) que o Pablo tinha descolado a contenção pós aparelho e que eu só queria que o dentista colocasse uma colinha? Vai tentar dizer isso em inglês! Procurei todas essas palavras no dicionário e NADA! Por fim, busquei alguns sinônimos e fui à luta. Tá agendado e se ela não tiver entendido o serviço, depois eu conto...

Sabe o que é curioso? Tudo aqui é agendado  muito pra frente. Não tem essa coisa de pressa. Vc tem que esperar a sua vez, guardadas as devidas emergências, é claro. O bombeiro/eletricista agenda pra daqui a duas semanas, FOXTEL pro mês seguinte, o Personal levou 10 dias pra marcar e o pedreiro 2 semanas.

No worries, no hurry!

Agora vamos a algumas curiosidades locais, coisas que tenho percebido na minha rotina e que acho bacana compartilhar:

1. A gente não vê guardas nas ruas. Será que é porque ninguém  comete infrações??

As leis de trânsito são muito rígidas e motoristas, ciclistas e pedestres conhecem perfeitamente seus direitos e deveres. Claro que as vezes eu dou furo no trânsito. Por exemplo: tem umas marcações em tijolinho vermelho no meio das ruas e avenidas. Isso significa que é cruzamento de pedestres e se alguém pisar ali, vc tem que parar imediatamente.  Custei a me acostumar com isso, às vezes me distraio e levo bronca do pedestre...  Todo mundo anda muito devagar. Dificilmente passamos dos 60 apesar das ruas serem excelentes e o trânsito fluir super bem.

Os ciclistas são respeitadíssimos. Aqui o pessoal anda de bicicleta direto. Coloca até dentro dos trens fora dos horários de pico. A gente tem que manter distância messssssmo. Vou começar a ler o livrinho do "DETRAN" daqui porque tem bastante coisa diferente.

2. No Centro é bem difícil de parar o carro. Os estacionamentos ao longo das ruas é pago. Tudo na maquininha direto ( a autonomia daqui chega a irritar, mas falo sobre isso já já).  Tem também aqueles tipo edifício garagem, mas são propositadamente caros. O pessoal não quer que a gente vá de carro para o Centro, até porque o transporte público é muito bom e cobre perfeitamente todas as zonas da cidade. Ou seja, vc só não paga nos  supermercados e em alguns "centros comerciais".

Quanto à tal autonomia, fico boba: lembram que falei sobre a gasolina? OK, até aí não tem  novidade, muitos países já procedem dessa forma. Mas além disso, pra lavar o carro num lava-jato por exemplo, é vc mesmo que faz o serviço. A gente vai experimentar esse finde. E acredita que quando passo por lá só vejo mulheres? A mulherada aqui faz de tudo mesmo!

Bom, pra comprar passagens de trem, vc também tem que fazer sozinho. Precisa saber quantas zonas vai cruzar para saber de quanto será o seu ticket. Como no Brasil, o ticket tem validade de duas horas e nesse período, vc pode pegar ônibus ou trem quantas vezes quiser. Em um mês, desde que cheguei, só fui solicitada a mostrar o meu ticket uma vez dentro do trem. O controle existe, mas eles partem do princípio que todos cumprem as leis. No ônibus não tem isso porque vc compra seu bilhete direto com o motorista.
Ah, e tem os cartões também, como no Brasil. Vc tem que fazer TAG OFF quando entra e quando sai de qq transporte. As crianças tem tarifas especiais e os idosos também.

3. E agora, pra vcs rirem um pouquinho... Fui imprimir uma foto do nosso grupo de amigos brasileiros pra uma das amigas que vai pro Japão levar na viagem, de recordação. As maquininhas são como as do Brasil. Vc faz a sua cópia sozinha. Fui lá, tudo bem explicadinho, segui o passo-a-passo, mas... Quando fui finalizar, achei caro pra caramba - 17 dólares. Mesmo assim, fui em frente e finalizei. Leva 15 minutos pra cópia ficar pronta e vc tem que pagar antes. Aí, no balcão, perguntei pra moça porque era tão caro uma única e pequenina cópia. Aí ela me apontou para o tamanho que eu tinha escolhido. Gente,  MICÃO!!! Eu tinha selecionado um POSTER!! O que a minha amiga ia fazer com um poster??? Acontece que eu selecionei o tamanho mais próximo ao nosso padrão 10x15. Só que não percebi que as medidas estavam em POLEGADAS. A gente tem que ficar esperto. Enfim, deu pra fazer o tamanho normal a 0,50 cents (UFA!).

E a gente ainda aprende com os micos dos amigos. Aliás, que bom que eles (os amigos) existem!

E vamos aprendendo e... nos adaptando à nova vida!

2 comentários:

  1. Oiiii!!!
    E por aí, vivendo e aprendendo com os micos rsrsrs
    Ahaha fique imaginando um blog aprendendo as
    leis de trânsito de WA com Monka rsrsrs
    Não esqueça de colocar a plaquinha explicando o que significa a letra C, já tomamos multa por causa disso. O pior êh que fui perguntar pro guardinha o que significava e ele perguntou - quem esta dirigindo vc ou ele?? Ai acho q ia perder a carteira rsrsrs
    Obrigada por tudo :)
    Bjs
    Obrigada por tudo
    Um bjai,
    Aline

    ResponderExcluir
  2. Eu tô adorando aprender tudo com vc. Como a gente é atrasado aqui nessa coisa do trânsito. Me irrita! Parecemos uns selvangens sem respeitar minimamente as regras. Ontem tinha um caro na Lagoa em contramão (não dá pára acreditar) e mais adiante, um ciclista (entregador, lotado de mercadoria) fazendo zigue zague. Acabei de voltar de férias da Espanha e realmente todo mundo, incluindo a classe média, anda de ônibus numa boa. Lá existe cidadania e serviço decente, ne? Detesto falar mal do Brasil, mas transporte público decente é realmente um sonhooooooooooooooooooooo para mim. Eu tenho carro e tal, mas acho que diminuiria o trânsito, a poluição... sonhando...

    ResponderExcluir