domingo, 2 de dezembro de 2012

Horta Urbana, uma descoberta em pleno Centro!



Um dia desses, passando pelo Centro, estacionei meu carro num grande edifício garagem que fica bem entre o Centro e North Bridge. Lá sempre encontro uma vaguinha. Peguei o elevador e desci na direção de Northbridge para fazer umas comprinhas no mercado Kakula’s, aquele dos itens multiculturais.

Caminhei prestando atenção a tudo e a todos, observando a vida e os costumes que até hoje me interessam nessa linda cidade. Passei pelo artista de rua, por um homeless que pedia ajuda com um discreto cartaz e de repente me deparei com ....UMA HORTA URBANA!





Gente, aquilo me chamou muita atenção. Não só pelo fato de ver uma horta em pleno Perth Cultural Centre, mas porque há respeito em manter tudo que se tira dali para a Comunidade local. Achei fantástico!

O responsável  pelo lançamento e manutenção da idéia é o MRA -Metropolitan Redevelopment Authority.

Eles pegaram uma área absolutamente inutilizada, no teto de um estacionamento central e reciclando os restos da construção para formar os canteiros onde plantam frutas, legumes, verduras e ervas fresquinhas.




A cada semestre, as pessoas da comunidade são convidadas pelo MRA para se reunirem e replantarem  os itens da nova estação, além de aproveitarem a oportunidade para aprenderem a fazer as suas próprias hortas em casa.





Não é o máximo??

Ah, e outra coisa que me chamou atenção foram os banheiros daquela área, chamada de PERTH CULTURAL CENTRE (por causa do complexo cultural: WA Museum, o Peth Institute Contemporary Arts e a Perth Arts Gallery). Gente, parecem saídos de um projeto de Philip Starck - rsrsrsrs Confiram abaixo e me digam se isso se parece com um banheiro público...





Hoje é Domingo e o fim de semana foi dedicado a passeios felizes com minha amiga Carla: Kings Park e Synergie Park, South Perth  e praia em Mettam’s Pool.







Depois de uma semana de fortes ventos e indícios de mini-ciclone, acho que finalmente  o Verão chegou!

2 comentários:

  1. E uma idea super interessante, ha algumas hortas comunais espalhadas por alguns suburbios tambem.
    Bons passeios com a sua amiga.

    ResponderExcluir
  2. Olá Monica! Preciso de um favor importante aí em Perth.
    Por gentileza, anote meu e-mail "fguizzardi@gmail.com", que te contarei tudo através dele.
    A propósito, delete esta mensagem, que foi a única forma de eu conseguir um contato contigo.

    Obrigado!

    Fabio Guizzardi

    ResponderExcluir