domingo, 11 de novembro de 2012


REMEMBRANCE   DAY







Desde o início dessa semana pude observar várias pessoas pelas ruas, segurando cestinhas e pedindo doações em troca de uma singela florzinha. Já já digo do que se trata...




É que no dia 11/11, às 11 horas de cada ano, alguns dos países que lutaram na Primeira Guerra Mundial  fazem 1 minuto de silêncio para renderem homenagens aos que partiram lutando pela nossa liberdade. Por isso também é chamado de Veterans Day.

Essa sangrenta guerra, que dizimou gerações de jovens na Europa, finalmente terminou em 1918. Portanto, nesse dia também comemora-se com alegria o fim de tanta tragédia e devastação. E é por isso, que originalmente, esse dia era chamado de Armistice Day. O nome só mudou para REMEMBRANCE DAY após a 2ª. Guerra Mundial.

E de onde vem a  história da simbólica florzinha vermelha, que pude ver enfeitando mesas, cabelos, lapelas, chapéus e bolsas essa semana???



BUY A POPPY!  As poppys, como são chamadas,  podem ser compradas nas lojas de caridade ou de pessoas que as vendem em cestinhas em cada esquina da cidade. Cada florzinha custa AU$2, mas você pode contribuir com quanto quiser e para as mais diversas causas solidárias.

E por que esse símbolo? Dizem que ela vem do poema escrito por John MacCrae em 1915, onde ele descreve as florzinhas que cresciam entre os túmulos dos soldados..."In Flanders fields the poppies blow. Between the crosses...”   Reza a lenda que essas florzinhas tem essa cor de vermelho intenso porque cresceram onde havia muito sangue derramado. Quem duvida?





Apesar do Remembrance Day não ser um feriado nacional, as comemorações são as mais diversas: desde flores e discursos em memoriais espalhados pela cidade até manifestações de solidariedade.





Passamos a manhã de Domingo em Fremantle e a cidade parecia em festa. Aproveitamos o clima e assistimos a um lindo desfile de veleiros próximo ao cais, numa água tão cristalina que era difícil acreditar que estávamos num porto. Aí vem mais uma vez a constatação de que quando há vontade política, tudo é possível!








Um comentário:

  1. Por acaso quase me passou ao lado esta comemoraçao, só hoje quando comprei o jornal li sobre isso. È uma bela homenagem a todos que lutaram pela paz.

    ResponderExcluir