segunda-feira, 18 de junho de 2012

New Norcia – Muita história no meio do nada


New Norcia – Muita história no meio do nada

Sabe aquele lugar no meio do nada,  mas que você precisa conhecer porque faz parte da história? Bem, eu lhes apresento... New Norcia.



É uma vergonha fazer esse post quase um ano depois de visitar o local com uma amiga e com meu filho. Um dia delicioso, uma viagem curta e super agradável, com o sol brilhando tímido, mas ajudando a esquentar um lindo dia de Inverno.



E por que visitar New Norcia? Para conhecer a única cidade monástica da Australia!

New Norcia foi fundada em 1846 pelos monges beneditinos espanhóis Rosendo Salvado e Joseph Serra, que chegaram numa missão de catequese dos aborígenes da região.

Está situada em Western Australia e fica a 132 km ao norte de Perth, pela Great Northern Highway. Mais ou menos 1 hora e meia de estrada.

Seu rico complexo histórico inclui entre outras construções de destaque: um monastério e suas capelas, a abadia, o antigo convento, o centro de visitantes com o Museu e a Galeria de Artes, um hotel, uma biblioteca central, moinhos de trigo, a padaria e as escolas para meninos e meninas – St Gertrudes e St. Ildephonsus, ambas fundadas pelos irmãos maristas e mais tarde administradas pela ordem Beneditina.




Para aproveitar o dia saímos bem cedo, até porque não queríamos perder o horário das visitas guiadas, que são diárias, de 11am às 1:30am e cobrem os sites mais importantes da região.


Chegamos por volta das 10 horas e decidimos começar nossa exploração pela galeria de artes, onde pudemos conhecer parte da história dos monges beneditinos e conferir lindas peças de arte religiosa. Depois, visitamos a lojinha de souvenirs, onde comprei uns santinhos e umas guloseimas locais – pão e mel.

Às 11 am pontualmente, nossa experiente guia, uma senhora de uns 70 anos e muito bem disposta,  começou a visita pela cidadezinha.

Ficamos sabendo que o nome New Norcia advém da cidade natal de St. Benedict, NORCIA, na Itália. Só que lá se pronuncia NORTIA e aqui em Perth NORCIA .

Conhecemos o monastério e soubemos que atualmente poucos monges residem ali. Cruzamos com alguns pelo caminho, vestidos tradicionalmente, mas não deu tempo de rezar com eles....pena.












Soubemos que na região são produzidos vinhos, azeites e pães de altíssima qualidade, iguarias muito respeitadas nos seletos círculos de culinária fina da Austrália.




Ainda no prédio do monastério, visitamos as capelas que abrigam lindos órgãos, um deles, construído pela Belsham Pipe Organs em 1983,  e o outro, na capela da Santíssima Trindade, data de 1922, alemão,  de Munich Albert Moser.




Mais adiante, conhecemos as escolas de St. Gertrudes, para meninas,  finalizada em 1908 e St. Ildephonsus, para meninos, de 1913. Ambas ficaram conhecidas posteriormente como Escolas Salvado,  em homenagem ao seu fundador. As escolas funcionaram até 1991, quando foram desativadas.





Próximo dali, ainda estão de pé dois orfanatos que serviram de abrigo para as chamadas gerações perdidas (crianças aborígenes que perderam-se dos seus pais quando o povo foi escravizado pelos ingleses), St. Mary’s e St. Joseph’s.

O lugar é triste, árido. Fiquei mais uma vez imaginando tantas crianças e famílias aborígenes sendo arrancadas de sua cultura para viver e aprender algo no qual não acreditavam. Mesmo que isso fosse feito por uma “causa nobre”.









Pesquisando um pouquinho mais, encontramos curiosidades de arrepiar os cabelos.... Histórias de assombrações que aconteceram por lá. Acho que por conta do cemitério bem no meio da cidade. Fantasmas que circulam pela cidade e uma garotinha pálida que aparece no topo do colégio de meninas.

Depois dessa longa caminhada, nos despedimos de nossa guia e fomos almoçar no New Norcia Hotel, uma contrução antiga,  de 1927, ainda de propriedade dos monges beneditinos. Mas atenção! Eles só servem almoço de 12am às 2am.

E prepare-se para saborear uma ABBEY ALE,  cerveja artesanal fantástica, de cor dourada, fabricada localmente pelos monges,  by Brew Master Dr. Chuck Hahn, da Malt Shovel Brewery.




Enquanto minha amiga e meu filho saboreavam um super sanduiche com fritas,  me atraquei com um talharim a bolonhesa. Afinal...a caminhada tinha sido longa e eu tinha uma viagem de volta pela frente.

New Norcia é uma cidade curiosa. Vazia, no meio do nada, sem pavimentação, levantando poeira por entre os prédios de arquitetura em estilo espanhol. Chega a parecer mesmo uma cidade fantasma, parada no tempo.





Mas feche os olhos e tente imaginar toda a história e tradição que há por trás daquelas grandes portas e grossas paredes. Tente imaginar as gerações que passaram por ali. Monges que chegaram jovens e deram sua vida por uma causa. Aborígenes “travestidos”  como cidadãos da nossa sociedade, tão alheia à sua cultura.

Façam como eu...tentem enxergar New Norcia com os olhos da alma.

Aí sim, vocês certamente entenderão o que estou tentando explicar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário