sábado, 26 de maio de 2012

Utilidade Pública - ALIMENTAÇÃO!!!


Utilidade Pública - Alimentação

Depois de um ano e meio morando em Down Under, me sinto na obrigação de dar algumas dicas sobre aquelas coisas que todo brasileiro gosta de comer/beber e nunca sabe onde encontrar. Fui descobrindo aos pouquinhos com a ajuda da turma que já penou muito até conseguir o que precisava e morria de saudade.

O interessante é que como Perth é uma cidade multicultural, é razoavelmente fácil encontrar ingredientes utilizados pela maioria dos imigrantes. Tem especiarias indianas,  ingredientes árabes, mexicanos, orientais e muitos dos nossos “queridinhos”também.

Mas vamos ao que interessa:

1.    Sabe aquele PÃO DE QUEIJO maravilhoso que todo “mineirinho” ama e que nunca falta em Belrizonti??? Pois vc encontra em Perth... Onde? No IGA, uma rede de supermercados bem conhecida por aqui. O pão de queijo é fabricado por um brasileiro aqui mesmo e faz o maior sucesso também entre os aussie. Pode ser encontrado em dois tamanhos – saquinho pequeno ou grande e fica na parte dos freezers, junto com os congelados para fritar. É bem gostoso e igualzinho a muitos que temos no Brasil. Pode comprar que eu garanto!






2.    E  o nosso AIPIM, MANDIOCA ou MACAXEIRA??? Tem brazuka que morre de saudade de aipim frito ou bobó e não sabe que em alguns mercados asiáticos a gente encontra uma mandioca de excelente qualidade. Aqui se chama CASSAVA. Eu compro no asiático que fica atrás do Innaloo Shopping, ao lado do supermercado IGA. Também fica dentro do freezer. A mandioca vem inteira, descascada, com um pouco de água numa embalagem à vácuo. Bem fácil de reconhecer. Mas se tiver dificuldade, a moça que atende lá, com certeza vai te mostrar o produto;

3.    E o FEIJÃO? Bem, esse já é bem mais fácil. Pode ser encontrado de todos os tipos/cores no mercado KAKULA’s de Northbridge ou Fremantle. O mercado de Subiaco também vende, mas só está aberto de 6ª. Feira a Domingo. Outros grãos como a lentilha, ervilha, grão de bico etc também podem ser comprados nestes mesmos lugares;

4.    CREME DE LEITE NESTLÉ e LEITE MOÇA – Tem gente que só gosta de cozinhar com os legítimos Nestlé, certo? Bem, como tenho um “chef” em casa, encontro estes caríssimos itens (vamos combinar que são muito mais caros meeeesmo!) nas prateleiras do supermercado Coles, perto do leite longa vida;




5.    REQUEIJÃO e POLENGUINHO – Tá bom, nem tudo é perfeito... requeijão não tem mesmo. O mais próximo que a gente consegue encontrar é o Easy Cheese, que você compra com sabor de cheddar, normal e light. É o queijo cremoso que eles tem por aqui e se vc misturar com creme de leite (um pouco), pode servir de cobertura pra fazer “escondidinho” (todo mundo conhece??? Carne seca desfiada entre duas camadas de purê de batata com cobertura de requeijão – delícia!). Já o POLENGUINHO a gente encontra igualzinho em qualquer supermercado. É só procurar na parte dos laticínios o LAUGHING COW, numa embalagem redondinha. Tem o normal e o light. Depois que descobri isso, sou bem mais feliz! Não aguentava mais comer aqueles queijos embalados um a um, todos com o mesmo gosto;




6.    PAIO – pois é, vou ficar devendo... se alguém souber, tô pagando pela informação.O mais perto do paio que consegui chegar foi comprando os chorizzos que são vendidos nos mercados normais ou no Kakula’s. Faz uma falta danada!

7.    MARACUJÁ – eu amo maracujá e os sucos daqui, apesar de uma grande variedade, são muito diferentes dos nossos no Brasil, além de muito mais artificiais. Tenho saudades de todos os Maguary do Brasil, principalmente os de maracujá e caju. Bem, mas como “quem não tem cão, caça com gato”... a gente compra a fruta em qualquer mercado, bate e coa a polpa em casa e congela. Funciona super bem e fica fácil se vc congelar em cubinhos porque só usa o que for tomar. É estranho esse hábito que o pessoal daqui ( e dos EUA, UK etc) tem em misturar os sabores das frutas nos sucos industrializados. A gente nunca sente um sabor só...eu não gosto...

8.    FARINHA DE MANDIOCA – UHUUUUU, e quem não gosta de uma farofinha? No Kakula’s sempre tem e fica geralmente na gôndola do Brasil. Saquinhos pequenos da marca YOKI. Muitas vezes eles vendem num saco de armazém que fica no chão e você pesa a quantidade que quiser;




9.    GUARANÁ – Acho que a maioria já sabe, mas segue a info...também no Kakula’s, gôndola do Brasil, nosso refrigerante preferido;




1. O mesmo para a PAÇOQUINHA, tão procurada para as festas juninas;




1.  FUBÁ para aquele bolinho de fim de tarde com café... to sentindo o cheiro do bolo que minha amiga mineirinha Amélia faz! Vc também encontra no Kakula’s perto das farinhas importadas e vendidas à granel;




1. CARNE SECA que aqui eles chamam de silverside steak. Já encontrei no mercado de Waneroo, onde tem muita coisa barata ou no açougue Dubrovnik (ver posts anteriores com endereço).

Agora, o que é maravilhoso e barato???

TODOS os molhos de tomate – não são ácidos, aprecem verdadeiros molhos italianos, meio adocicados.

O milho – também é docinho, eu adoro! Tem brazuka que não gosta...

Os azeites – são baratos e espetaculares. Dá vontade de nunca usar óleo pra nada!

Os molhos em geral: molhos de soja, molhos com mel, molhos para churrasco, para frango, para peixe...

As geléias – sabe aquelas deliciosas e “carésimas” que no Brasil a gente só comprava para um café da manhã muito especial? Aquela mesma, do vidrinho comprido com tampa de florzinha?? Pois é, aqui é super barata e tem em todos os sabores. Você encontra geleias fantásticas até por AU$2

E last, but not least CERVEJAS – Maravilhosas!!! Eu prefiro as que tem menor teor alcoólico, mas vc encontra de todos os tipos, cores e sabores nos chamados: Liquor shops ou bottle markets. Ainda faço um post sobre isso!


Recebi uma dica bem legal tb de um seguidor. Em tempos modernos, vcs também podem comprar através de um site! O Brazilian Style Foods. Algumas lojas fazem entrega, não é o máximo??

http://www.facebook.com/pages/Brazilian-Style-Foods/156176884424327?ref=ts
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001826860436&ref=ts

Quem tiver dicas legais sobre produtos brasileiros aqui em Perth, pode me passar e eu acrescentarei nesse post.

Tomara que esses aí de cima possam ajudar os mais carentes e necessitados – rsrsrsrsrs!

Um comentário: