segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CITY 2 SURF, a corrida do bem.

Nos inscrevemos esse ano para participar da City 2 Surf , uma corrida idealizada pelo Sun Herald Journal (Fairfax Media publication) há 40 anos e que se tornou o maior evento esportivo comunitário de WA. Começou em Sydney, sempre em agosto e agora já existe em outras cidades da Austrália.
Os fundos arrecadados com as inscrições e doações vão para as mais diversas causas sociais.
Ano passado, mais de meio milhão de dólares ajudou em mais de 115 causas sociais. Esse ano o valor foi correspondente - $507.719,03 – com mais de 86.000 participantes, dos quais 30.000 só em Perth.
A Chevron foi a patrocinadora master do evento e a ACTIV é a parceira solidária que recebe e administra os fundos. É uma organização que provê suporte aos portadores de necessidades especiais desde 1951.
Por isso, o evento chama-se CHEVRON CITY TO SURF FOR ACTIV. 
“City 2 Surf”  deve-se ao fato da corrida começar na cidade e terminar na praia.
Hoje em dia já são várias categorias: 42 km marathon, 21 km half marathon, 12 km run, 12 km walk, 4 km Wheel chair, 4 km run e 4 km walk.
Escolhemos o mais fácil: eu e uma amiga faríamos os 4 km walk e Ramírez os 4 km run. O importante era participar desse grande evento e ajudar a quem precisa.
Achei tudo muito funcional e bem organizado. Não tive nenhum problema. As inscrições e pagamentos são realizadas via site, tranqüilo. Depois a gente começa a receber todas as infos sobre o evento. Eles enviam um guia online com tudo que a gente precisa saber: data, horário, pontos de encontro, onde buscar o seu running pack, mapas com percursos, estacionamento, transporte e facilities.
Chegamos lá às 7h30min da manhã, conforme solicitado pelos organizadores. Não é fácil estacionar. É muuuuuuuuita gente que participa, famílias e times inteiros. Acabamos deixando o carro em cima de um canteiro. Ninguém ia multar nesse dia tão especial, certo? Os guardas só estavam ali mesmo pra ajudar, indicar locais e ruas que estariam fechadas ou liberadas.
Fiquei encantada com a educação e disciplina dos participantes. Não vi nenhuma confusão. Todos calmos, felizes por participar e principalmente animadíssimos. A nossa concentração para a largada foi no McLean Park, em Floreat. Seriam 4 km de uma divertida caminhada até City Beach pela Oceanic Drive. Todos se aqueceram, cantaram e ... foi dada a largada.





É uma corrida muito peculiar mesmo. Você encontra mães empurrando carrinhos com seu bebê ou bebês, pais levando crianças nas costas em sacos de acampamento, times de empresas e inúmeras pessoas trajando as mais loucas fantasias. Eu marquei minha presença com uma camiseta do Brasil e um chapéu com florzinha patriota também.
Essas fotos menores eu tirei do site.






Me diverti tanto no percurso que eu e Alexandra nem vimos o tempo passar. Ninguém tinha pressa em fazer o melhor tempo e havia farta distribuição de água pelo caminho. Tudo já em copinhos e voluntários logo à frente segurando os sacos de lixo. Mesmo assim, fica muito copo pelo chão...
Quando nos demos conta, já estávamos no nosso último kilômetro.
Encontramos com Ramírez e mais uns brasileiros logo depois da reta de chegada, no City Beach Oval.
Devolvemos nosso timing tag - que é um chip que amarramos no cadarço do tênis para marcar o tempo de saída e chegada -, recebemos orgulhosamente nossa medalha e um isotônico para repor os sais minerais.
Nesse espaço oval havia de tudo um pouco: estandes dos patrocinadores, barraquinhas de comida – Alexandra se atracou com um cachorro quente – lojinha de venda de camisetas – compramos duas como recordação do evento- além de banheiros químicos e pontos de ônibus que faria os transfer gratuitos de retorno ao ponto de partida, onde havíamos deixado o carro.
Acontece que estávamos tão bem dispostos, que resolvemos fazer o percurso de volta à pé mesmo, caminhando e tendo a oportunidade de ver os participantes de outras categorias correndo.
É bacana ver as pessoas ao longo do percurso com cartazes dando FORÇA para os que ainda estão correndo. E legal também escutar dos que passavam por nós e não estavam na corrida nos dizerem “WELL DONE”, quando conferiam pelas nossas medalhas, que orgulhosamente exibíamos, que já havíamos completado a corrida..
Correr pela saúde já é muito bom. Correr para ajudar a quem precisa tem um gosto doce,  todo especial, O DA SOLIDARIEDADE!



















Um comentário:

  1. Parabéns, nunca participei, mas fiquei com vontade! Para o ano que vem entao!!

    ResponderExcluir