quinta-feira, 9 de junho de 2011

And the OSCAR goes to...


Ontem foi o dia da formatura do Pablo e da Isa. Eles estavam cursando o IEC – Intensive English Course, que é obrigatório para todos os estudantes estrangeiros que chegam na Austrália e ainda estão cursando o Ensino Médio – High School.
E Cyril Jackson é uma Senior High School, que prepara os alunos para ingressarem no “ambiente” escolar de OZ. Oferece um forte reforço para a língua inglesa e trabalha a adaptação dos alunos às matérias curriculares.  A prioridade é o inglês, mas eles cursam também: matemática, ciências, sociedade e meio ambiente e tecnologia e empreendedorismo.
São quatro meses de formação até estarem aptos a ingressarem novamente nos seus respectivos anos do High School.
Cyril Jackson é uma escola multicultural, como já disse aqui em postagens anteriores. Meus filhos tiveram a chance de conviver com diferentes nacionalidades, culturas e níveis sociais. É uma aula de solidariedade e consciência. Há alunos como eles, com pais trabalhando no país e com visto de residência temporário, há alunos órfãos e que vieram refugiados de seus países de origem e há os que vieram com suas famílias em busca de melhores oportunidades. Sem falar nas histórias impressionantes de alunos que tiveram suas famílias dizimadas por questões religiosas ou políticas.
A Austrália os acolhe e fornece todos os meios para a sua permanência no país. Cyril Jackson é uma escola pública e o Governo provê aos alunos mais necessitados a ajuda de custo necessária para seus estudos e seu sustento.
Ontem pude conferir essa realidade entre os alunos dos mais diversos países: Irã, Iraque, Paquistão, Afeganistão, Colômbia, Filipinas, China, India, Vietnam, Japão, Finlândia, Sudão, Angola, Somália, Polônia, Alemanha, Itália, Servia entre muitos outros.
Existe maior aprendizado que esse? Acho que não!
A escola organizou uma cerimônia de graduação bastante simples, mas muito tocante, procurando contemplar histórias de vida que ajudaram a ilustrar os valores da instituição. Confiram nas fotos, que não estão muito boas por causa da distância que fiquei do palco.
A Isa foi convidada para ser a oradora do IEC, representando todas as turmas do curso. Os discursos e a entrega dos certificados começou pontualmente às 10h30min. Ex alunos e atuais professores de CJ relataram com emoção sua experiência de vida. A diretora falou da importância do empenho e da perseverança para que os objetivos de vida sejam atingidos e o sucesso profissional alcançado.A cada certificado entregue, a diretora do IEC mencionava a carreira que aquele aluno desejava seguir. Todos receberam das mãos de seus respectivos mestres seus certificados,  de forma muito disciplinada, mas sempre com um sorriso pela conquista, devidamente registrado pelo fotógrafo contratado.
Me senti uma privilegiada porque não haviam muitos pais presentes e fiquei muito feliz de poder participar de um momento tão relevante para aqueles imigrantes em busca de dias melhores.
Estava aguardando com ansiedade o discurso que a Isa faria em nome da turma. Ela seria a última a falar para fechar o evento.  Antes disso porém, havia a entrega das premiações especiais para os alunos que mais se destacaram nas diversas disciplinas. Deixaram o prêmio de EXCELÊNCIA  por último. Explicaram que esse prêmio era um reconhecimento não só pela performance do aluno em todas as disciplinas, mas também por seu comprometimento, participação, responsabilidades social e cívica, cooperação, independência,  respeito e preocupação pelo “outro”.
E ...para a nossa surpresa, THE WINNER WAS Isadora Ramírez!!!!! 
O Pablo falava “gente, é minha irmã, aplaude aí.....stronger, stronger!!!!”
Minha lindinha subiu ao palco 3 vezes e eu e Felipe, que também foi prestigiá-la,  éramos  só ORGULHO!!!
Ela, claro, super envergonhada, mas com certeza muito feliz pelo prêmio – um vale de AU$ 50 para a compra de livros, que ela AMA!
As professoras que estavam na fila em frente à minha me parabenizavam o tempo todo. Não só pela Isa, mas também pelo Pablo, que foi o primeiro a ser chamado para speaker (orador), mas declinou do convite.
Os amigos também vieram abraçá-la. Diziam que foi merecidíssimo!
 Foi muito emocionante! Eu espero que essa seja a primeira de muitas conquistas nessa terra de oportunidades!
Parabéns a todos!!!


Turma da Isa



                                                              Diretora do IEC








                                                                Isa discursando, meu orgulho!



                                                        Isa entre amigas queridas



                                                      
                                                           Proud mom!


                                                     Cookie merecido depois do almoço

Um comentário:

  1. Parabéns Isa e Pablito ...
    Muito sucesso no caminho que vcs escolherem.
    Estamos sempre torcendo de camarote...

    Bjss.

    ResponderExcluir