terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Minha primeira semana em Perth - 1os. passeios e curiosidades

PessoALL,

Cheguei na Australia por Sydney com chuvas torrenciais, essas que vcs devem estar vendo pela TV, que arrasam com tudo. Meu vôo pra Perth acabou atrasando mais de 1 hora. Tranquilo, pra quem já tinha viajado mais de 20 horas.

Ramírez foi me buscar no aeroporto com o amigo e ... contrariando nossas expectativas, o carro do Marcelo coube todas as nossas 13 malas. Salve a Mitsubitch!

Fui recebida com flores na minha nova casinha, já toda montada, uma graça. Não sabemos bem ainda como vamos fazer para colocar todas as nossas coisas dentro dela quando o navio chegar com a mudança. Percebemos que podíamos viver só com o que temos aqui. Mais que suficiente. Mas isso é uma outra história...

O pessoal que cuida da nossa expatriação (relocation) é perfeito. Deixam uma apostila para cada pessoa da família com todas as dicas locais e do bairro que vc mora. Tudo que vc precisa está ali, até as gírias.

Primeiras Impressões:
'
Perth é mesmo uma metrópole provinciana.  Lembra Cabo Frio, porém mais calma e com menos badalação. As pessoas são super gentis, tive a melhor primeira impressão! O Indico é lindo, transparente e as praias são bem cuidadas e limpíssimas. Fomos passear pela orla de madrugada, já que no meu fuso ainda era perto das 14 horas da tarde. O vento sopra quase que o tempo inteiro e mesmo com um Verão de matar, não faz calor, com rarísimas exceções até agora. Chama-se Doctor Freo ( com referência à Freemantle).

Sabe o que Perth tem de ruim? Corvos e moscas. Super esquisito! A gente escuta o barulho dos corvos o tempo inteiro e as moscas - acho que por causa de algum desequilíbrio ecológico - estão sempre por perto. As casas são teladas pra evitar que elas entrem.  Mas não adianta. Quando vc pisa em Perth, uma mosca te adota, isso é certo.

No dia seguinte fomos à Freemantle, que é uma região portuária pertinho de Perth. Uma graça de lugar, muitas marinas com decks de madeira e lindos barcos. O céu é mais que azul e existem inúmeros mercadinhos chamosos pra comprar desde souvenirs até comida brasileira.

Estamos sem carro e nossos passeios têm sido feitos de ônibus/trem, tudo muito confortável. Os ônibus tem um horário meio doido nos feriados e se vc bobear tem que esperar um tempão ou fazer muitas baldeações de trem. Também achei super caro o transporte aqui, mas acho que ainda estou com a cabeça do Brasil. As tarifas variam conforme as "zonas" pra onde vc vai e os motoristas podem ser muito ou pouco confiáveis na hora de cobrar. Se vc não sabe como chegar de um lugar para o outro, entra no amigo google e pergunta. E lá estará o número do ônibus, com horários e ponto mais próximo. E dentro dos ônibus, eles têm timetables, com informações de transporte pela cidade inteira.

Visitamos o aquário de Perth, que fica em Hillarys e ontem fomos ao cinema assistir O TURISTA.. Uma vidinha bem tranks, ao modo de Perth.

Vamos à praia quase todo o dia com as crianças com muito filtro, chapéu e óculos sempre. Dizem que tem um  buraco de ozônio em cima da Australia e temos que nos proteger mesmo!

Fazemos longas caminhadas no final da tarde pela orla. Tem lugar para caminhadas e para os ciclistas, que são muuuuuitos e passam correndo pela gente. KEEP LEFT - Ainda não me acostumei com a mão inglesa e tenho que ficar atenta pra não ser atropelada nas ruas. Os sinais de trânsito são super respeitados e ninguém (quase ninguém) atravessa  fora da faixa. O pessoal faz muito exercício por aqui, se mexe o tempo todo e a vida é super easy! Tudo é muito informal e ninguém liga para o que vc veste. Todos te tratam da mesma forma e o respeito à diversidade cultural é enorme. Tem gente de todo o lugar do mundo em Perth.

Interessante: quando um feriado cai num fim de semana, é transferido para o próximo dia útil, ou seja, vc nuuuunca perde o feriado.

Quando caminhamos pela orla, observamos sinais de  "cuidado com as cobras" e achamos que era exagero. Mas não é. Elas aparecem principalmente no final do dia quando o chão está quente. Pretas e enormes muitas vezes. É só deixarem o caminho livre pra elas. Aqui é crime matar qualquer animal!

E também é proibido beber nas ruas. Vc só pode beber dentro dos estabelecimentos credenciados - pubs e bares/restaurantes. Mas isso nem os australianos respeitam muito. A gente vê muitas garrafas de cerveja na praia.

Outra curiosidade: o lixo só passa 1 x por semana, às 3as feiras. Me sinto um bebê, tendo que aprender tudo de novo! Na verdade foi o nosso primeiro mico: colocamos caixas e mais caixas junto com nossa lixeira (BIN) e os caras só levaram o que estava dentro do bin. O resto sobrou. Eis que aparece um senhor australiano super gentil aqui em casa. Era morador do outro lado da rua e veio me explicar que o lixeiro só recolhia o que estava dentro da bin. Ou seja, temos que ir colocando aos poucos ou ocupar o lugar das bins dos vizinhos! Ele tb explicou que podíamos levar a algum lugar tipo "recolhe entulho", mas não consegui entender tudo o que ele disse.

O sotaque do australiano pode ser tenebroso mesmo algumas vezes. Se vc der sorte e pegar um british, é mole. Se pegar um surfista ou um caipirão, danou-se.

No mercado tem basicamente tudo que precisamos, lógico que guardadas as diferenças culturais entre os nossos países. Mas dá pra comer direitinho. Vou sentir falta do nosso feijão, mas já me disseram que consigo no mercado de Freemantle.

Essa semana vou começar a ver uma conta no banco e a procurar carro, que faz a maior falta. Além disso, já estamos checando escolas para Isa e Pablo, além de trabalho para as férias de Verão.

Sou uma iniciante no mundo do blog, mas achei um excelente espaço pra compartilhar essa experiência que muitos têm e nem sempre conseguem dividir e facilitar a vida dos que chegam em países distantes. Tomara que possa ajudar... O fato é que vim de coração aberto e quero muito conhecer o que Perth e o resto da Australia têm de bom pra oferecer. Os australianos - de outras localidades -  dizem que Perth é entediante. Talvez... para alguns. Mas pra quem deseja desacelerar e levar uma vida calma, em família e com a qualidade de vida sonhada.... me parece uma ótima opção!

8 comentários:

  1. AMIGA, QUE MARAVILHA VER VC FELIZ! PELO QUE PERCEBO É A CIDADE PERFEITA PARA ESSA FASE DE VOCÊS. LINDA, FUNCIONAL, CHARMOSA, BOM MESMO PARA DESACELERAR. CHEGA DE CORRERIA!!!
    CURTA MUITO A SUA FAMÍLIA E PRINCIPALMENTE A VIDA!!!
    VOCÊ MERECE!
    BEIJÃO,
    MISS U
    Ana Cecil

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci de contar: já compramos uma churrasqueira e fizemos 2 churrascos. O carvão vem em bolinhas e tem um cheiro esquisito. Demora pra caramba a pegar fogo. A carne é muito boa, super macia. A churrasqueira parece uma maça gigante e preta, co rodinhas. Dá pra distrair.

    ResponderExcluir
  3. Outra cena impagável aqui em Perth: O por do sol. As pessoas se sentam nos gramados que ficam na orla, antes da areia da praia pra namorar ou com suas famílias pra ver o sol se por. É lindoooooo D+! Além disso, esses gramados da orla tem churrasqueira, mesas e cadeiras públicos e se vc mora aqui, não vai escapar de um picnic. No Verão, os gramados "fervem" a qq hora do dia. Alguns vão pra tomar café, outros pra fazer churrasco e outros pra fazer um lanche à tardinha e ver o sol se por. Tem bares envidraçados também. Vc escolhe o seu cantinho e aproveita! Fico com a sensação que as pessoas aqui sabem viver - pra quem quer uma vida saudável e cercada de natureza!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Monica, achei a idéia do blog excelente. Quanta curtição. Aproveitem antes do dia a dia começar, rsrsr. Tenho certeza absoluta que tudo dará certo com essa mudança. Abraços para toda família.

    ResponderExcluir
  5. amiga, que depoimento lindo!!! concordo com a Cecília que está tudo adequado ao seu momento de vida, de dedicação total a família! Vocês todos merecem essa chance!! Estou super entusiasmada por vocês!!! Aproveite cada pedacinho da experiência!!! Beijo no seu coração e de toda família Bru!!! Te amo! marilda

    ResponderExcluir
  6. Monka! Adorei o relato!!! Até me deu vontade de ir para aí...
    Estou muito feliz em saber que estão todos bem e felizes!
    Desejo tudo de maravilhoso para vocês!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Monica, sou Portuguesa e tambem vivo em Perth. Encontrei seu blog por acaso. Adorei o seu modo de descrever a vida em Perth, com palavreado tipicamente Brasileiro. Também tenho um blog mas em ingles. Boa sorte e felicidades xx

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir