quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

1 mês de Perth - Semana de agito e Australian Day!

A semana começou bem movimentada. E com sol depois de 3 dias meio nublados e com chuviscos.  Finalmente voltei  a caminhar na praia e me sinto viva de novo.  Com as caminhadas, comecei a observar novamente a vida aqui do bairro. Descobri que às 7h30min da manhã tem trânsito SIM na avenida litorânea. Bem mais que dez carros enfileirados. Mas sabe que anda? E ninguém buzina (acho que só ouvi uma buzina desde que cheguei).
Também pude ver o caminhão de lixo recolhendo as “bins”. Já contei aqui como fiquei impressionada com isso?  É incrível como um só motorista dá conta do lixo de todas as bins. As pessoas colocam as cestas enfileiradas ao longo da calçada, próximas ao meio fio. O caminhão passa, com garras mecânicas imensas, pega cada Bin e sacode dentro da caçamba do veículo até o lixo sair todo. Faz isso uma a uma. E nem tem homenzinhos ajudando como temos no Brasil!!! A desvantagem é que ele só passa uma vez por semana. A minha casa só tem uma BIN, que é bem grande, mas algumas casas têm duas, o que seria ideal para a produção de lixo de uma semana para 4 pessoas. Mas vamos nos adaptando...  Na 2ª. feira também começou o HOUSE HOLD JUNK COLLECTION. As pessoas colocam tudo de velho que não querem mais  nas calçadas para serem recolhidos e reciclados. Tem de tudo, de móveis a eletrodomésticos. Uma forma interessante de não acumular “tralha” ao longo do ano. Ah, e tem dia pra tralhas e dia pra lixo de jardim, tipo galhos secos etc.
Também fiquei sabendo que não podemos regar as plantas todos os dias. Cada um tem um dia certo de regar seu canteiro/jardim. É uma forma de economizar água e cumprir as metas estabelecidas pelo governo para a população, já que Perth fica entre o Indico e o deserto e no Verão quase não chove.
Às vezes vou buscar o Ramírez no trabalho, no Centro de Perth. O GPS tem sido um bom amigo, mas quase não preciso mais dele pra fazer esse caminho (UHUUUUU!!!).   Aproveitamos pra conhecer um bairro encantador, que se chama Subiaco. Tem casinhas lindas e uns cantinhos pitorescos, além de barzinhos bem charmosos. O lugar tem cara de boemia. Aproveitamos pra ir num bar-pizzaria,  de um brasileiro, bem moderninho, o FUNtástico. Fomos muito bem atendidos por um brasileiro, que mal fala o português e por um Zimbabuense (é assim que se fala???).  Misturando as culturas novamente, é assim em qualquer restaurante aqui em Perth.
Ontem fomos à despedida de um casal de brasileiros que está indo pra Tokio passar um ano. Conhecemos mais brasileiros e um lugar que BOMBA na night de Perth, o THE GARDEN. É um bar enorme com uma galera muito bonita e arrumada. Tem telões e música cool. E bolinhos de arroz, que eu adorei!  O pessoal  é ótimo e muito animado, como sempre! A única coisa ruim é saber que nossos amigos vão embora...  Mas eles voltam...
E hoje é FERIADÃO aqui, o AUSTRALIAN DAY.  Vai ter fogos no Centro de Perth e toda a cidade está enfeitada. Os australianos são super patriotas e costumam enfeitar suas casas e carros com bandeironas e bandeirinhas.
Nós tínhamos um churrasco na casa de uns amigos pra depois ver o espetáculo dos fogos, mas como fomos passear em Joondalup, não conseguimos chegar a tempo. 
Paramos numa praia que era pra cachorros, um barato! Ficamos vendo todos os cachorros felizes e brincando. E nadando! Um “golden” se apaixonou por nós e aproveitamos pra matar as saudades do nosso KERO, que deixamos no Brasil. 
Depois passamos pelo Centro de Joondalup, um lugarejo pequeno e com jeito de ter sido recém construído. Tudo muito arrumado e limpo, com carinha de novo.
Ah, e achei uma academia de ginástica! Começo semana que vem como “membership”. As brasileiras que moram aqui me disseram que eu preciso arrumar atividades INDOOR porque quando acaba o Verão, a cidade fica mais triste. As crianças vão pra escola, o Ramírez vai trabalhar e eu vou tratar de me ocupar...  
Hoje faz um mês que chegamos!  Já temos bastante coisa pra contar, certo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário