segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Serpentine Falls, um passeio em Jarrahdale




Não sei o que aconteceu esse ano com o Inverno de Perth, que chegou atrasado e anda atrapalhando a tão esperada Primavera. 

Dias chuvosos e frios se estendem pelo mês de Setembro, contrariando todas as expectativas daquele cenário radiante que costumamos ter nessa época, com muitas flores e sol.

Mas também sou teimosa e saio pra conhecer novos lugares mesmo com tempo ruim. Depois volto lá com tempo bom, paciência!

E foi o que fizemos na última 6ª. feira. Pegamos a estrada em direção Reserva Natural de Jarrahdale para conhecermos as Serpentine Falls.  Olha uma foto do site no Verão!





Chegando nas proximidades, fizemos nossa primeira parada pra nos informar sobre o que conhecer por ali. Me senti no faroeste. É um lugar que parece estar parado no tempo. 

Compramos alguns belisquetes pra não morrer de fome e seguimos viagem pela reserva, já munidos de um mapa do local.

É um caminho bonito, com várias trilhas escondidas no meio do que eles chamam de “floresta”. Por estarmos numa região de montanhas, a vegetação é um pouquinho diferente, com árvores mais frondosas e troncos menos retorcidos e a terra também é menos arenosa e mais avermelhada.

Chovia “potes” quando avistamos uma represa. Esse lugar deve ser lindo com sol, mas do jeito que estava, não consegui tirar nenhuma foto. Puxei essas do site do lugar.




Mais pra frente, passamos por uma prisão, cercada de plantações de todo o tipo, provavelmente cultivadas pelos próprios presos para consumo próprio e para mantê-los produtivos. O verde explodia nos campos bucólicos, entremeado pela névoa que baixou de repente naquela manhã.




Depois de contornar a represa, pegamos novamente a estrada e rumamos para Serpentine Falls, bem pertinho dali. Olha que curiosa a entrada e a forma confiável de receber os ingressos!




Não fica ninguém na guarita de entrada e todas as informações necessárias estão escritas nas placas. Depositamos o $ e seguimos até o estacionamento.

Ficamos rindo com mais essa placa que encontramos alertando sobre o “risco” de roubo de pertences deixados no carro. Acredito que isso aconteça eventualmente no Verão porque na 6ª. feira só haviam mais dois carros além do nosso.



O lugar é muito bonito (mesmo em preto e branco – rsrsrsr). A cachoeira não é enorme, mas forma um lago gostoso que vai formando outras quedas d’água bem suaves. Algumas pessoas tomam banho ali nos dia quentes, mas os avisos de correnteza e perigo são claros!







O sol deu as caras rapidamente e consegui tirar umas duas fotos mais coloridas. Apesar do tempo, o passeio foi agradável, além do fato de que adoro colocar o pé fora de casa! E o melhor de tudo, em apenas uma hora vc chega lá! 








                                   Claro que essa aqui embaixo é do site e é no Verão!




sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Glow Run – Correndo pra brilhar!




Mais uma corrida do bem agitou a cidade no último dia 21 de Setembro, a Glow Run, patrocinada pela PUMA. 

A corrida já é considerada  um evento nacional e além de Perth, já aconteceu em Brisbane, Sydney e Melbourne.

É uma corrida eletrizante porque a idéia é vc BRILHAR À NOITE, cada um do seu jeito num percurso de 5 km que percorrem 3 glow zones e várias tendas de música com DJs animadíssimos. Você pode comprar umas pulseirinhas (glow sticks) para moldar e criar diferentes adereços pra compor a sua indumentária.



Tudo isso pra celebrar o bem estar, o divertimento e a amizade, unindo a comunidade numa atmosfera festiva e num evento em prol da saúde que termina com muita dança e energias renovadas na linha de chegada.








A PUMA tem como principal parceira nesse evento a Headspace, uma iniciativa do Governo Australiano que promove a saúde física e mental de jovens entre 12 e 25 anos e divulga o conceito de bem estar e de como viver o melhor que a vida tem pra te oferecer, de forma natural, saudável e divertida.

Toda a verba arrecadada com as inscrições e venda dos glow sticks é por uma causa muito justa – UMA VIDA MELHOR PARA OS JOVENS DA NOSSA COMUNIDADE.

Entre os serviços dessa organização, os mais de 54 centros espalhados nacionalmente pela Austrália, são provedores de aconselhamento sobre todos os aspectos do bem estar dos jovens: a parte física, a  parte mental, drogas, álcool, educação e trabalho.

Participando dessa iniciativa, Isadora, Pablo, Alex e jovens e famílias de muitas cidades da Austrália brilharam e farão muitos brilharem também!



“GLOW FOR IT” !!!!


Para outras informações: www.glowrun.com.au

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Secrets of the Afterlife – O Egito Antigo em Perth




Na última 4a. feira, precisei fazer hora em Northbridge para esperar meu marido, que está finalmente fazendo “driving lessons” pra tirar a carteira de motorista australiana. O tempo era curto, apena 1 hora e meia.

Resolvi passear por esse bairro alternativo de Perth que adoro e descobrir mais cantinhos e lojinhas. Há sempre novidades em Northbridge!

Só que me aproximando do Western Australian Museum, lembrei da exposição do Egito que está em Perth há bastante tempo e que já está quase no fim: SECRETS OF THE AFTERLIFE.




Fui até lá conferir e garanto que vale à pena, se vc não se importar em pagar caro por uma exposição bem montada, mas pequenininha, se comparada aos museus da Europa que contam parte da história do Egito.







O ingresso de adulto custa AU$20 e em bem menos de uma hora você visita a exposição, que se resume a uma sala no térreo do museu. Tudo é muito bem organizado e atraente. Voluntários participam de brincadeiras e explicam os segredos dos “spells” (encantamentos) e rituais pós-morte dos egípcios.

A exposição, trazida pelo WA Museum em parceria com o British Museum,  está muito bem decorada, ilustrada e iluminada, fazendo com que a gente entre no “clima” de mágica e mistério desde o início. Só faltou uma musiquinha....







Aprendi sobre os deuses Ra, Isis, Anubis, Nephtys,  Horus, Thoth e a ressurreição de Osiris. Assiti um vídeo sobre como se fazia para embalsamar as múmias e o por que das incrições (spells) em seus sarcófagos. Conheci objetos pessoais dos egípcios naquela época e adereços que enfeitavam homens e mulheres.

E no final, você ainda pode comprar souvenirs do Egito Antigo! Eu comprei uns amuletos porque nunca se sabe....





Claro que tudo isso pode ser visto em dimensões muito maiores em outros museus pelo mundo, mas achei bacana trazerem esse pedacinho curioso da “Afterlife” pra Perth. 

Pra quem se interessar, tem que correr... a exposição só vai até dia 22 de Setembro.


Então,  programem-se e boa jornada!



Consulado Itinerante em Perth - Muito esperado!!!!

Pessoal, recebi esse e-mail do Consulado hoje e estou disponibilizando a informação para os brasileiros "pertianos". 

Ano passado não foi possível que o Cons. Itinerante viesse para Perth e muita gente não pode ser atendida. Vamos torcer para que esse ano eles venham mesmo e possam ajudar a quem precisa e não pode ir até Camberra.  Mas atenção...o período é curtinho. Boa sorte a todos!

CONSULADO ITINERANTE EM PERTH
 
QUANDO: 18 a 22 de novembro

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: das 9h às 18h, com intervalo das 13h às 14h. 

ONDE: – 139 Newcastle Street, unit 8 (1º andar) - sede da Yes Australia.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS (apenas mediante agendamento prévio):
  • REGISTROS NOTARIAIS DE NASCIMENTO, CASAMENTO E ÓBITO;
  • PROCURAÇÕES PÚBLICAS;
  • ALISTAMENTO E REGULARIZAÇÃO ELEITORAL;
  • ENTREGA DE TÍTULOS ELEITORAIS RECEBIDOS NA EMBAIXADA;
  • ALISTAMENTO  MILITAR  E  SOLICITAÇÃO  DE  CERTIFICADO  DE  DISPENSA  DE  INCORPORAÇÃO;
  • CADASTRAMENTO  DE  IMPRESSÕES  DIGITAIS  PARA  PEDIDOS  DE  PASSAPORTE  (ATENÇÃO  –  NÃO  SERÃO  EXPEDIDOS  PASSAPORTES  DURANTE  O  CONSULADO  ITINERANTE).
 
COMO SOLICITAR: enviar email para  perth2013@brazil.org.au  com nome, solicitação e data 
de preferência. Só serão respondidas as solicitações enviadas até 05/11/2013. 
ATENÇÃO:  OS  SERVIÇOS  QUE  REQUEREM  PAGAMENTO  SOMENTE  SERÃO  REALIZADOS 
MEDIANTE  O  PAGAMENTO  PRÉVIO,  QUE  DEVE  SER  FEITO  POR  MONEY  ORDER  DOS 
CORREIOS AUSTRALIANOS. 

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Voluntariado que floresce




Todos devem se lembrar de um post de junho que fiz sobre o ARALUEN Botanic Garden,  nas “montanhas”,   a apenas 35 km de Perth.

Eu havia comentado que o parque aceitava voluntários  para o plantio de tulipas em dias pré estabelecidos  nos meses de maio e junho e que em setembro, quando as tulipas floresciam, esses voluntários recebiam ingressos gratuitos para visitá-lo e conferirem o resultado de seu trabalho.

O Araluen  - que em aborígene significa “águas que correm”ou “águas que cantam”- já está totalmente florido e fomos lá apreciar esse espetáculo que colore seus jardins em setembro.

Dessa vez, nos surpreendemos com a quantidade de gente que estava visitando o parque, mas ainda assim encontramos um espaço pra nos acomodarmos e fazermos um churrasco desfrutando mais uma vez da exuberância da natureza.



Não dá pra descrever em palavras essa explosão de tulipas multicoloridas. As máquinas fotográficas não paravam de “pipocar” e os visitantes percorriam o parque buscando os melhores ângulos para registrar o indescritível cenário.





Canteiros e mais canteiros competem entre si com tulipas amarelas, vermelhas, rosas, misturadas e negras e até viram “pano de fundo” para fotos de casamento.









Cada vez que vejo essas manifestações da natureza, agradeço pela dádiva de VER!


E no fim de um dia perfeito reflito... TULIPAS que florescem pelas mãos de voluntários são ainda mais lindas! 

Concordam?




Outras infos sobre voluntariado em Araluen, você encontra no site do parque:http://www.araluenbotanicpark.com.au