segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Missing



Ontem, eu e minha recém chegada amiga Carla (mãe da doce Juju) aproveitamos o lindo dia pra ir Trigg Beach, pertinho da nossa casa. Apesar do vento geladinho e das ondas do mar, o Domingo estava lindo!

E qual foi a nossa surpresa?

Presenciamos a busca por pessoa desaparecida no mar (na verdade, no início achamos que fosse algum tubarão na área).

Não estávamos entendendo toda aquela movimentação, pois do ponto onde nos encontrávamos, em Trigg Island, podíamos avistar helicópteros e jetskis, mas não conseguíamos entender a aglomeração de pessoas que entravam e saíam do mar.




Curiosas, fomos caminhando até o local onde ficamos sabendo que uma pessoa havia desaparecido e que suas calças tinham sido encontradas no mar.

A operação de resgate nos impressionou muito: dois helicópteros permaneceram pelo menos umas duas horas sobrevoando o local na tentativa de avistar algum corpo ou alguém ainda se debatendo no mar.



Uma corrente de banhistas voluntários foi formada para entrar na arrebentação e tentar encontrar algum sinal de vida ou...não...

Desde crianças, passando por senhoras e jovens, orientados por uma salva-vidas que monitorava o grupo, todos queria ajudar. O grupo entrava na água, faziam uma busca por alguns minutos e tornavam a voltar para a ar ser contados e assim não acontecesse um outro desaparecimento. Uma grande responsabilidade porque esses voluntários também precisavam ser protegidos!



Além disso, dois jetskis vasculhavam a área e acompanhavam o grupo de voluntários.
Lembro que perguntamos a uma senhora o que estava acontecendo e ela nos contou sobre o desaparecimento e ainda completou....”vamos torcer para que ele esteja apenas tomando um café...”

Pois é, felizmente essa história acabou bem... O tal cidadão, motivo de tanta aflição foi encontrado são e salvo (e fora da água - deve ter ido tomar um café...). Só perdeu mesmo suas calças que acidentalmente foram levadas pelo mar.

Mas foi bacana ver tanta proatividade e solidariedade juntas em uma manhã. E que infra-estrutura!! Fique orgulhosa desse povo daqui!

Abaixo, segue a notícia fornecida pelo ABC News.

Missing swimmer search at Perth beach called off
Updated Mon Nov 26, 2012 10:52am AEDT
Police in Perth say a swimmer who was thought to have been missing at Trigg Beach has been found safe and well.
Concerns were raised for his safety yesterday morning when he was reported missing and part of his clothing was found in the water.
Surf lifesavers had been searching the water and beach for more than three hours after a man was spotted waving for assistance shortly before midday Perth time.
The beach was closed and cleared so police could search for anything belonging to the man.
Search crews scoured the area with boats, jet skis and from a helicopter.
Surf Life Saving WA has been urging swimmers throughout the day to take extra care because of large swells at Perth beaches.
A number of people have had to be rescued.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Eles estão de volta



Não me canso de postar sobre os JACARANDÁS que preenchem as ruas de Perth em Novembro, como se fossem um pincel molhado só de LILÁS pintando uma “aquarela”. Que lindos!!

 As árvores desfolhadas explodem em flores e a paisagem da cidade chega a mudar. O lilás contrasta com o azul do céu e eu quase bato de carro porque vivo distraída olhando essa maravilha de cores.

Outro dia, de volta da minha aula, do alto de Tuart Hill, pude avistar nos bairros abaixo os tufos roxinhos colorindo toda a cidade.

Tenho vontade de fotografar tudo o tempo todo porque eles estão por toda a parte.

Estive em Applecross e lá estavam eles, servindo de contorno para todas as ruas e avenidas.

Estive em Subiaco, no “meu” cantinho mágico tantas vezes já postado aqui e eles já estão começando a florir. E no Centro?? Chego a ficar tonta!

Fui passear de tarde pelas ruas do Parlamento e arredores do Kings Park e eles estavam majestosos, enfeitando as alamedas e servindo de cenário para as fotos dos curiosos, amantes da natureza.

Não se percam, não se cansem...apreciem.... Uma pena que a fotógrafa não seja nenhuma maravilha!







domingo, 11 de novembro de 2012


REMEMBRANCE   DAY







Desde o início dessa semana pude observar várias pessoas pelas ruas, segurando cestinhas e pedindo doações em troca de uma singela florzinha. Já já digo do que se trata...




É que no dia 11/11, às 11 horas de cada ano, alguns dos países que lutaram na Primeira Guerra Mundial  fazem 1 minuto de silêncio para renderem homenagens aos que partiram lutando pela nossa liberdade. Por isso também é chamado de Veterans Day.

Essa sangrenta guerra, que dizimou gerações de jovens na Europa, finalmente terminou em 1918. Portanto, nesse dia também comemora-se com alegria o fim de tanta tragédia e devastação. E é por isso, que originalmente, esse dia era chamado de Armistice Day. O nome só mudou para REMEMBRANCE DAY após a 2ª. Guerra Mundial.

E de onde vem a  história da simbólica florzinha vermelha, que pude ver enfeitando mesas, cabelos, lapelas, chapéus e bolsas essa semana???



BUY A POPPY!  As poppys, como são chamadas,  podem ser compradas nas lojas de caridade ou de pessoas que as vendem em cestinhas em cada esquina da cidade. Cada florzinha custa AU$2, mas você pode contribuir com quanto quiser e para as mais diversas causas solidárias.

E por que esse símbolo? Dizem que ela vem do poema escrito por John MacCrae em 1915, onde ele descreve as florzinhas que cresciam entre os túmulos dos soldados..."In Flanders fields the poppies blow. Between the crosses...”   Reza a lenda que essas florzinhas tem essa cor de vermelho intenso porque cresceram onde havia muito sangue derramado. Quem duvida?





Apesar do Remembrance Day não ser um feriado nacional, as comemorações são as mais diversas: desde flores e discursos em memoriais espalhados pela cidade até manifestações de solidariedade.





Passamos a manhã de Domingo em Fremantle e a cidade parecia em festa. Aproveitamos o clima e assistimos a um lindo desfile de veleiros próximo ao cais, numa água tão cristalina que era difícil acreditar que estávamos num porto. Aí vem mais uma vez a constatação de que quando há vontade política, tudo é possível!