segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Sol e Chuva, mas nada de furacão

O furacão passou ao largo. Teve vento, o céu escureceu, mas o tempo abre rapidinho por aqui. E hoje amanheceu bem mais chuvoso e fresquinho.

No Domingo, mais uma despedida... mais um churrasco. Um casal que retorna à Brisbane.

E essa semana começam as aulas!!!  A "Chef por obrigação" vai ter uma trégua. E fomos comprar o material escolar nma loja sensacional:a Office Works ( dica das mamães brasileiras). Achamos  tudo e mais um pouco. É gigantesca. O pessoal do Brasil tem passado dicas excelentes. ADORO!

As fotos são do finde.




sábado, 29 de janeiro de 2011

Ciclone à vista!

Pessoal, a previsão é que passe um ciclone por aqui no Domingo. Hoje fomos à praia e na volta presenciamos uns movimentos de nuvens bem esquisitos e uma chuva forte que não durou nem 1 minuto.

Coloquei a notícia do ciclone ábaixo. Amanhã eu conto...





_________________________________________________________________________

Forecasters have issued a cyclone watch for the South West coast of W-A, including Perth, Bunbury and Busselton.
The cyclone passed Exmouth overnight bringing strong winds but no reports of damage.
The bureau's regional director Mike Bergin says although Bianca is expected to weaken to a category one system overnight, there will likely be very wild weather on Sunday.
"Damaging wind gusts to 120 kilometres an hour so that will see severe to extreme fire danger, with the northerly winds," he said.
"We'll be seeing very rough seas, increasing swells significant wave heights probably up towards 4 metres. We'll probably see beach erosion as well."
The bureau has also warned that low-lying coastal areas may be flooded.
But the weather bureau says Bianca is not expected to be as bad as Cyclone Alby which hit Perth in 1978.
Alby claimed 5 lives and caused widespread damage in the Perth metropolitan area.
Mr Bergin says people should not be too concerned.
"This we don't expect is going to be like an Alby," he said.
"We don't think it's going to have the same sort of impact that Alby had."
Earlier today a red alert was lifted for Exmouth and Coral Bay as the cyclone headed away from the coast.
Bianca is expected to weaken overnight before heading towards the coast on Saturday, making landfall just North of Bunbury.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Que delícia!

Gente não podia deixar de registrar isso! ACABEI DE COMER UMA BANANA PRATA!

Comprei no Hortifruti e não tava levando fé que era prata, MAS É A PRÓPRIA!

Nunca pensei que sentiria tanta falta dessas coisas...

A praia tá linda hoje e a água uma delícia, ondinhas pequenas e um monte de gente aprendendo a surfar. Tô ficando animada... (rsrsrs)

E as crianças estão matriculadas numa escola bem legal e começam as aulas na próxima semana. É um pouco afastada, mas como o transporte público é super eficiente, acho que não teremos problemas.

Acho que vou comer mais uma banana...

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

1 mês de Perth - Semana de agito e Australian Day!

A semana começou bem movimentada. E com sol depois de 3 dias meio nublados e com chuviscos.  Finalmente voltei  a caminhar na praia e me sinto viva de novo.  Com as caminhadas, comecei a observar novamente a vida aqui do bairro. Descobri que às 7h30min da manhã tem trânsito SIM na avenida litorânea. Bem mais que dez carros enfileirados. Mas sabe que anda? E ninguém buzina (acho que só ouvi uma buzina desde que cheguei).
Também pude ver o caminhão de lixo recolhendo as “bins”. Já contei aqui como fiquei impressionada com isso?  É incrível como um só motorista dá conta do lixo de todas as bins. As pessoas colocam as cestas enfileiradas ao longo da calçada, próximas ao meio fio. O caminhão passa, com garras mecânicas imensas, pega cada Bin e sacode dentro da caçamba do veículo até o lixo sair todo. Faz isso uma a uma. E nem tem homenzinhos ajudando como temos no Brasil!!! A desvantagem é que ele só passa uma vez por semana. A minha casa só tem uma BIN, que é bem grande, mas algumas casas têm duas, o que seria ideal para a produção de lixo de uma semana para 4 pessoas. Mas vamos nos adaptando...  Na 2ª. feira também começou o HOUSE HOLD JUNK COLLECTION. As pessoas colocam tudo de velho que não querem mais  nas calçadas para serem recolhidos e reciclados. Tem de tudo, de móveis a eletrodomésticos. Uma forma interessante de não acumular “tralha” ao longo do ano. Ah, e tem dia pra tralhas e dia pra lixo de jardim, tipo galhos secos etc.
Também fiquei sabendo que não podemos regar as plantas todos os dias. Cada um tem um dia certo de regar seu canteiro/jardim. É uma forma de economizar água e cumprir as metas estabelecidas pelo governo para a população, já que Perth fica entre o Indico e o deserto e no Verão quase não chove.
Às vezes vou buscar o Ramírez no trabalho, no Centro de Perth. O GPS tem sido um bom amigo, mas quase não preciso mais dele pra fazer esse caminho (UHUUUUU!!!).   Aproveitamos pra conhecer um bairro encantador, que se chama Subiaco. Tem casinhas lindas e uns cantinhos pitorescos, além de barzinhos bem charmosos. O lugar tem cara de boemia. Aproveitamos pra ir num bar-pizzaria,  de um brasileiro, bem moderninho, o FUNtástico. Fomos muito bem atendidos por um brasileiro, que mal fala o português e por um Zimbabuense (é assim que se fala???).  Misturando as culturas novamente, é assim em qualquer restaurante aqui em Perth.
Ontem fomos à despedida de um casal de brasileiros que está indo pra Tokio passar um ano. Conhecemos mais brasileiros e um lugar que BOMBA na night de Perth, o THE GARDEN. É um bar enorme com uma galera muito bonita e arrumada. Tem telões e música cool. E bolinhos de arroz, que eu adorei!  O pessoal  é ótimo e muito animado, como sempre! A única coisa ruim é saber que nossos amigos vão embora...  Mas eles voltam...
E hoje é FERIADÃO aqui, o AUSTRALIAN DAY.  Vai ter fogos no Centro de Perth e toda a cidade está enfeitada. Os australianos são super patriotas e costumam enfeitar suas casas e carros com bandeironas e bandeirinhas.
Nós tínhamos um churrasco na casa de uns amigos pra depois ver o espetáculo dos fogos, mas como fomos passear em Joondalup, não conseguimos chegar a tempo. 
Paramos numa praia que era pra cachorros, um barato! Ficamos vendo todos os cachorros felizes e brincando. E nadando! Um “golden” se apaixonou por nós e aproveitamos pra matar as saudades do nosso KERO, que deixamos no Brasil. 
Depois passamos pelo Centro de Joondalup, um lugarejo pequeno e com jeito de ter sido recém construído. Tudo muito arrumado e limpo, com carinha de novo.
Ah, e achei uma academia de ginástica! Começo semana que vem como “membership”. As brasileiras que moram aqui me disseram que eu preciso arrumar atividades INDOOR porque quando acaba o Verão, a cidade fica mais triste. As crianças vão pra escola, o Ramírez vai trabalhar e eu vou tratar de me ocupar...  
Hoje faz um mês que chegamos!  Já temos bastante coisa pra contar, certo?


domingo, 23 de janeiro de 2011

Entre amigos e garimpando....

O fim de semana foi entre os novos amigos e garimpando lugares para compras de todos os tipos.  Descobrimos uma loja que vende tudo pra carros, uma  outra que se chama IKEA e que é tipo a nossa TOK STOCK e a FREEDOM, que tem coisas lindas pra casa. Compramos só umas coisinhas emergenciais e pesquisamos preços. Vamos ter que comprar alguns móveis e eletrodomésticos, pois muito do que está na nossa casa é alugado.

 Foi niver da Amélia, uma graça de mineirinha que mora em South Perth, num cantinho que parece um pedacinho do céu. Muito legal estar entre brasileiros, libaneses e venezuelanos. E Isa saiu com amigos suissos, kenianos, espanhóis. Perth é mesmo multicultural.

 Domingo foi dia de conhecer o Hortifruti e a peixaria próximos ao bairro, depois de uma tentativa frustrada pelo GPS de ir a um açougue que vende peças inteiras de carne (ainda não desistimos. Sai bem mais barato e escolhemos o pedaço que queremos).

Fiquei surpresa com a variedade de peixes e frutos do mar que encontramos no Hortifruti, além de frutas lindíssimas e saborosas, legumes e verduras pra todos os gostos. Uma grata surpresa.

Compramos um "vermelho" e finalmente matei a vontade de comer peixe. Uma delícia! Especialidade do Ramírez, não tem pra ninguém. Ah, e acho que achei banana prata! Aqui é mais fácil de achar a banana d`água.

Terminamos o Domingo levando nossos convidados do almoço de volta pra casa e aproveitando pra visitar um casal de amigos brasileiros no Centro de Perth. Os apartamentos e casas daqui são muito bons. Já vem praticamente montados. Todos têm armários e tudo é muito novo e bem conservado. Os contratos são bem amarrados e devem ser cumpridos à risca. E ai de você se atrasar o aluguel!

Perth é uma cidade que “brotou” do nada há apenas 15 anos, com o “boom” do petróleo/mineração
 ( fiquei sabendo disso hoje).  E é curioso porque segundo nossos amigos, que já moram aqui há mais tempo, Perth tem vida e personalidade próprias.  Faz opções bem distintas da maioria das cidades na Austrália. Não quis entrar no esquema de horário de Verão e o comércio não abre 100% aos Domingos porque é um dia para se passar com a família. É um espírito bem provinciano, como já falei antes, mas as intenções são bastante louváveis e a qualidade de vida inquestionável.

P.S.: Essa próxima semana continuo minha busca por uma academia que aceite que eu malhe sem ter que pagar um PT. Desejem-me sorte!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Compasso de espera

Essa semana tem poucas novidades. Essa história do pé torcido não me deixa sair muito. Então tenho tentado resolver as coisas da casa.

Fizemos um pacote de TV Fechada com a FOXTEL. A TV daqui não é grande coisa e sem uma SKY ou NET da vida, fica impossível. Dá até saudades de "Passione"...  O pessoal  da FOX veio oferecer e achamos que valia à pena. O preço é igual ao daí e eles fazem umas promoções bem legais. Mas não tem AXN (tenho que descobrir como faço pra ver NCIS e DEAD ZONE)!!!

Bom, continuamos a busca por colégios para as crianças. Queremos muito uma escola pública porque eles tem ótimas por aqui. Continuamos agendando entrevistas e estamos as voltas com traduções juramentadas dos históricos escolares.

O curso de gastronomia que fui ver é sério demais. Muito profissional e muito longo: 6 meses, 5 horas por dia, 5 vezes por semana. Eu quero uma coisa mais light, pra me divertir e por em prática meus "dotes culinários". Ainda não encontrei o ideal, mas já me indicaram o TAFE. Tenho uma vizinha inglesa, casada com um italiano, que fez o TAFE e adorou. Eles tem um restaurante experimental que funciona na parte de baixo do prédio da escola. Ali vc pratica messssssssmo. E as cobaias...

Ontem fui ao cinema assistir Black Swann. Preços iguais aos daí. Cinema vazio, zero fila, estacionamento do shopping cheio de lugares pra parar. Aqui você pode morrer de tédio, jamais de stress. Tem umas coisas diferentes que preciso descobrir o que são, tipo golden class. Vc paga mais caro, mas tem direito a um monte de coisas, depois eu conto.

Fomos também a um shopping, o maior da cidade. Vcs não iam acreditar, tem pouquíssimas lojas e é misturado com supermercados e grandes magazines, tipo Target. E fecha às 18 horas! Estranhooooo... Tudo fecha tão cedo por aqui. Até bares e boates!

Agora tô em busca de uma academia pra malhar. Se não posso caminhar, pelo menos... Só que aqui. na maioria das academias  vc tem que pagar P. trainner. E eu não quero ficar presa a horários.  Minha academia por enquanto é em casa. Descobri através de uma nova amiga,  uma brasileira que parece que faz faxina e unhas (olha que oportuno!) a um preço bem mais razoável que os praticados normalmente. Vou testar! A gente só se dá conta da mordomia que tem no Brasil quando sai daí.

No mais, vou esperando e me adaptando à nova rotina... E pé pra cima!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Arroz, feijão, bife e farofinha - Salve o Kakula`s!!!!

Abençoado seja o KAKULA`s! O mercadinho é um charme. Um deles fica na William Street, pertinho do Centro de Perth e mais fácil pra mim que o Kakula`s de Freemantle.

Depois dessa abstinência de mais de um mês sem arroz com feijão e farofinha, rumei decidida para o famoso mercadinho que vende coisas brasileiras, entre outras do mundo inteiro. Pablo foi comigo pra ajudar a carregar as compras. O pé vai melhorando devagarzinho...

Ir de carro ao Centro ainda é uma aventura pra mim, mesmo sem trânsito. Não sei onde parar, quanto e onde pagar...

Quando a gente entra no Kakula`s tem a impressão de estar nas casas de grãos da Alfândega ou Senhor dos Passos no Rio. A diferença fica por conta das especiarias e grãos de café que exalam diferentes aromas pela loja. Olhei atentamente tudo que eles oferecem, cada corredor, cada prateleira! Eles têm todos os tipos de grãos e farinhas: arroz de diversas qualidades e tipos, feijões de todas as cores e tamanhos, soja, temperos e especiarias azeitonas sensacionais, vários queijos, damascos, tâmaras, nozes e cafés de diversos países.

Minhas compras emergenciais foram: feijão preto e vermelho, café do Brasil (claro! Nem olhei o colombiano), canela em pó, pau de canela pra mexer o cafézinho, farinha de mandioca YOKI (era a única), damascos e geléia de goiaba.

A frustração: nesse Kakula`s não tinha goiabada e nem queijo minas. Isso ainda vou ter que garimpar!

Bem, nem preciso dizer qual foi o almoço de hoje... Arroz, feijão preto (AH, eu achei alguma coisa no supermercado que se parecia com calabresa e deu certo), bife e farofinha de ovo. Isa e Pablo estão tirando um cochilo no momento, depois desse banquete. Quando a gente  mora longe valoriza ainda mais essa nossa comidinha brasileira!

E por falar em comida, hoje tenho um "appointment" na Australian School of Culinary Arts pra pegar as infos sobre os cursos de gastronomia.  E vamos visitar um restaurante de massas de um brazuka em Subiaco, um bairro bem gostosinho daqui - chama-se FUNtástico.

Depois conto os detalhes...

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Domingo de praia e .... curiosidades de alimentação

O Domingo amanheceu lindo! Recebemos uns amigos e fomos à praia aqui em Scarborough mesmo, nosso bairro. A praia estava "cheia" (cheia de lugar pra sentar ainda. aqui nunca fica cheio). Eu não podia andar, então fomos de carro.'E pé pra cima!

Compramos uma barraca (como as nossas daí) porque o sol estava de rachar. Muito filtro e muita água. Aqui tem propagandas o tempo todo sobre o câncer de pele. Propagandas bem agressivas pra assustar o pessoal, que é super clarinho de pele. "NÃO HÁ NADA DE BELO NUM BRONZEADO" é o mote da campanha principal. Mostra o câncer de pele se espalhando pelo corpo, pra chocar mesmo! O pessoal usa muito filtro, além de chapéu e óculos de sol. Todo mundo tem havaianas, ou algo do tipo. E muitas pessoas usam shorte e camisetas tipo as de surfistas para se protegerem do sol. As "teens" usam umas pastas d`água bem coloridas e fazem desenhos no rosto.

Ah, e todo mundo senta na areia. Ñinguém leva cadeira, só cangas e toalhas. As cadeiras são usadas nos parques e são como cadeiras de diretor de cinema, de lona e dobráveis.

Na volta pra casa fizemos um super strogonoff de camarão. E... a pedidos da minha amiga Cecília, aí vã algumas informações sobre a alimentação daqui.

A comida é bem parecida. Nos supermercados australianos a gente acha quase tudo que tem aí, salvo as coisas bem brasileiras tipo feijão preto, farinha de mandioca...

Eles têm quase todos os legumes.  Têm verduras também, mas não com a mesma variedade que temos aí. Ainda não fui no hortifruti daqui. Estou acertando os lugares.

Hoje acho que vou no Kakula`s, um Super que tem coisas do Brasil. Preciso  fazer uma farofa com urgência!

Têm bastante frutas também e cerejas  e pêssegos docinhos, uma delícia.

Quando fiz o primeiro strogonoff , errei com o creme de leite. Aqui eles tem vários tipos. Vc tem que comprar o salted. Os outros são para doces e são aguados. O LEMON é o nosso limao vermelho (galego) e o LIME é o nosso verde.

O pão é igual, mas as baguetes não são tão gostosas como as nossas.  O pão de forma é maravilhoso e muito fofinho. A carne é ótima, o arroz é igualzinho e os muffins são uma loucura! O café normal não é como o nosso.O nescafé é igual.  O leite é ótimo, mas a gente tem que saber a melhor marca. Tem uns com gosto estranho. Não tem requeijão, só cream cheese. (Pelo menos não achei ainda). Não tem queijo minas (claro), mas tem um tal de Fetta cheese que é bem parecido, mas muito mais salgado.

Também têm quase todos os temperos. Achei até louro (bay leaf)!!!

Sei que com o tempo ainda vou fazer grandes descobertas culinárias, até porque, essa semana vou pegar informações sobre um curso de Gastronomia!


sábado, 15 de janeiro de 2011

Pé torcido, churrasco e new friends

Pois é, caminhando na praia na 6a. feira torci o mesmo pé que havia torcido há 3 meses. Mesmo lugar, estiramento dos ligamentos. Passei a 6a. feira com gelo no pé e fui para o hospital St. John à tarde. Ainda bem que não quebrei nada, mas o tombo foi feio. Não sei qto tempo vou levar pra me recuperar. Super chato, mas bola pra frente... Conheci o hospital, já sei como funcionam os procedimentos de seguro saúde, remédios etc  Fui muito bem atendida e o hospital é um espetáculo!  Pé pra cima e vamos esperar.

Mas antes de torcer o pé, fiz umas fotos pra mostrar pra vcs alguns parques e a sinalização das ciclovias e praias. Observem que legal quantas facilidades as praias nos oferecem e vejam que curioso os avisos dos "riscos".

Hoje é sábado e os brazukas nos chamaram pra um churrasco no Parque de Waterpoint, em Freemantle, um lugar lindo, que conjuga o verde dos parques com o azul do mar e do rio, que se misturam naquela região. Foi uma tarde de muita conversa, novas amizades e .... pé pra cima! Isa fez uma nova amizade e ... finalmente vai sair da toca - THANKS GOD!

Tô aproveitando pra postar também umas fotos do mercado de Freemantle, àquele dos cheiros e sabores. E... mais por do sol, É CLARO!!!!
















quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tarde de PICNIC

Fizemos um picnic em Trigg Beach, uma praia encantadora pertinho daqui de casa. Levamos nossos sanduiches, com direito a aperitivos, regados a COKE. Sentamos pra apreciar a vista, por do sol ( as usual), as crianças brincando, casais namorando.... super bucólico! Acalma a alma!

Tudo com muita segurança, paz e limpeza. Todo mundo conserva o que usa. Todos depositam seu lixinho nas BINS e o parque permanece como deve ser.... pronto para os próximos que chegarem poderem desfrutar desse "benefício".  Valeu!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Verão em Perth - verdades e mitos

Verdades:

Não dá pra não descrever o Verão daqui e como as pessoas aproveitam o dia desde que brota no horizonte o primeiro raio de sol. Tem redes de Volleyball espalhadas pelas areias, tem criancinhas e bebês fazendo aulas de natação nas piscinas naturais das praias, tem escolinhas de Surf ao longo de toda a orla, além de cursinhos para salva-vidas. Todo mundo caminha nas pistas divididas com os inúmeros ciclistas pelas praias. A terceira idade está "em peso" se exercitando, fiquei impressionada!

As famílias nunca têm menos de duas crianças - a média é de 3/4 filhos por casal. Não entendi muito bem quando cheguei, mas agora, participando mais da rotina do povo, consigo entender. A vida por aqui é pra ser vivida em sua plenitude. Vive-se com qualidade e respeito ao ser humano. É uma cidade feliz!

As atividades começam muito cedinho mesmo. Hoje, quando fui dar a minha caminhada habitual, fiquei encantada com uma escola de natação em Mettams Pool, que nada mais é que uma piscina natural onde os professores colocam raias flutuantes e coloridas e criam o espaço perfeito para bebês e crianças aprenderem a nadar. Os mais velhos podem praticar snorkeling e ver criaturas lindas debaixo d`água. E que água! E que sol! Muito filtro, muito chapéu e uma garrafa d`'agua sempre à tiracolo. Ah, e as barracas de praia são na grande maioria parecidas com barraquinhas de Camping - chatinhas de montar. Tem tb barracas como as nossas, mas não fazem muito sucesso.

E o surfe? Parece que todos daqui já nascem surfando. Há escolinhas por todo o lugar e ... engana-se quem pensa que só a criançada se interessa pelo espeorte. Tem gente de toda a idade aprendendo. Quando eu estava na praia hoje, numa mesma turma tinha gente da minha idade e até uma senhora de mais de 65..

À tardinha, quando começa a soprar o Doctor Freo (ventão geladinho que vem de Freemantle), a galera que pratica Kite surf "bota pra quebrar" (expressão velha pra caramba, hein?). É um espetáculo ver os rapazes literalmente VOANDO sobre as ondas.

Enfim, o lema é ...... HAVE FUN, ENJOY SUMMERTIME!

MITO 1: Não tem um monte de tubarão  aqui. Quando aparece algum perto da Costa, normalmente está doente... Foi o que aconteceu aqui semana retrasada, quando soou a sirene. O Indico é diferente do Pacífico, onde a presença dos dentucinhos é mais frequente. (Ah, sorry...depois descobri que tem sim um monte de tubarão...não é mito. Mas eles são bem vigiados e a patrulha na praia é mega atenta)

MITO 2: Tem água viva sim, mas não é a venenosíssima que todo mundo fala. É aquela tipo paraquedas, que só queima se vc der bobeira. Vc enxerga ela longe de tão clara que é a água. Todo mundo pratica esportes na água sem medo!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Descobertas em Freemantle

Freemantle é uma região portuária aqui em Perth, como já mencionei em uma das primeiras postagens. Mas tem um charme todo especial. Aos Domingos funciona um mercadinho onde a gente pode comprar coisas bem diferentes que vão desde produtos exotéricos até frutas e legumes fresquinhos e diferentes, que não encontramos nos supermercados convencionais. Quando entramos, sentimos uma diversidade de aromas no ar, eram especiarias. Eles têm todo tipo de temperos e pós de café aromatizados. Provamos vários e acabamos comprando o  pó misturado a vanilla (baunilha). Mas ficamos fãs do "impagável" café com amaretto. TDB!!!!

Almoçamos em um dos "Outback" - que não é o da cadeia que nós conhecemos e voltamos pra o nosso bairro. Mais uma curiosidade. Como esquecemos de pagar o estacionamento na chegada, pagamos na saída e deixamos o ticket para outra pessoa usar. É um estacionamento que vc paga pelo dia todo, ou seja, se vc usou menos horas e ele ainda está válido, vc pode deixar para a próxima pessoa. Ninguém controla, todo mundo para e ainda existe essa cortesia. AMAZING!!!!

Acabamos nosso Domingo em Trigg Island assistindo ao por do sol com algumas famílias locais. Não me canso de ver o sol se por...

sábado, 8 de janeiro de 2011

Por do Sol e Boomerang


Gente, só pra constar: 1.000 x 0 para o POR DO SOL! Tentamos muito jogar boomerang, mas sem sucesso. Em compensação, olha o presente...


Sábado vitorioso!

Hoje amanheci com muita coragem. Fiz um simulador básico com o carro antes de sair de casa, com direito a leitura de manual e inúmeras repetições. Como diz o Ramírez, acho que nunca teremos Alzheimer! Todo dia temos alguma coisa pra aprender... O cérebro tá ficando uma maravilha.

O dia está um espetáculo hoje. O céu de um azul intenso, disputando com o mar. Um ventinho fresco que não deixava o sol esquentar. Todo mundo se mexendo, se exercitando pela Orla. Lindo! Lembra o calçadão das praias na minha Cidade Maravilhosa!

Com a coragem que Deus me deu, abri a garagem e me lancei nas ruas de Perth, uma aventura! Foi bem mais tranquilo hoje. O cérebro já não estava tão resistente e passar a marcha pela esquerda foi mais fácil. Também aprendi a colocar gasolina sozinha - aqui não tem ninguém nos postos. Vc escolhe a bomba, que tem um número, completa o tanque e paga lá dentro. O número da bomba que vc usou e o valor ficam registrados. Não tem erro. Pode parecer ridículo.... mas tudo aqui é aprendizado pra nós. Ficar independente num país desconhecido pode significar TEMPO!

Passeamos pela orla e fomos conhecer uma praia nova ao sul - Cottesloe beach. Um cantinho muito gostoso. Tinha um "sampling" da KIBON na praia e ganhamos picolés FREE. Sabe que a KIBON aqui tem outro nome?

Água maravilhosa, mar mansinho, pessoas esparramadas na areia e nos gramados. Uma delícia!

Ah, e hoje vai ter churrasco de novo, mas ainda sem farofa, unfortunately! Minha farinha vem de navio e só chega em março. Vou torcer pra estar "comível" ainda. Pra noite, alugamos alguns DVDs e o Pablo se apaixonou pela atendente, uma fofa mesmo. E resolveu "apply for a job" na locadora. Essa moça fez ele falar, FINALMENTE!!! O CV já está até pronto, um orgulho só!










Mais uma cerveja gostosa pra vcs conhecerem: HAHN Super Dry.
Inté...

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Mão Inglesa e cervejas

Hoje pude sentir na pele como é difícil enganar o cérebro. Fui buscar o nosso carro no Centro de Perth. Comecei procurando a direção no lado errado, claro.  MÃO INGLESA, SOCOOORRO!A gente tem que passar a marcha com a mão esquerda e o cérebro só procura do lado direito. Até ligar o carro foi estranho.  E os espelhos meu Deus? E pra calcular a distância pra esquerda sem bater no meio fio? Tudo igual? Ledo engano...

Quando finalmente movi o carro, não sabia pra onde virar, não sabia nem onde eu estava. Atravessei a primeira rua e deixei o Ramírez dirigir,  Gente, dá um nó na cabeça. Resolvi ficar na carona e treinar primeiro pelo meu bairro, até me sentir mais confiante. Morri de inveja das mulheres que fazem isso automaticamente. Me senti na autoescola novamente, como se fosse minha primeira aula. O que ajuda aqui é que a cada 100mts vc vê uma placa de KEEP LEFT. Isso faz vc lembrar que TUDO é ao contrário mesmo e que vc tem que se acostumar com isso. Tenso, muito tenso!

Bem, depois dos sustos iniciais, com o Ramírez na direção (muito melhor que eu, diga-se de passagem), começamos outro périplo: como chegar nos lugares que queríamos. O GPS ajuda, mais as vezes confunde pra quem não conhece nada do lugar. Quando vc vê, já virou no lugar errado. Depois de errar umas 4 vezes e darmos várias voltas por lindos e inesperados lugares, finalmente chegamos ao nosso destino, um bairro super chic chamado Península, que tem casas espetaculares em volta do Swan River. Sentamos num bar simpático, já cheio de gente às 17 horas e finalmente pudemos tomar nossa cerveja e relaxar um pouquinho do stress da mão inglesa. Ah, aqui, a exemplo de Londres, eles tb pedem a PINT, ou half pint. Ainda estamos testando várias cervejas, mas por hora, a nossa preferida é a James Boags. Mas a gente tb compra Muller e Stella Artois por aqui.

Uma curiosidade: òs bares mais chics aceitam gente com roupa informal até umas 19 horas e depois disso começa a chegar gente "vestida pra matar". A mulherada com roupas pretas, coladíssimas, saltos altos e muuuuuuita, mais muuuuuuuuuita maquiagem. Os rapazes (ai meu Deus) são mais tradicionais. Aí já não pode mais havaianas e nem bermuda. Mas acho que isso depende da região. Pertinho da praia não tem dessas coisas. É informal sempre!

Bem, como tenho o fim de semana pela frente, vou praticar a mão inglesa em Sacarborough, meu bairro e arredores. Vamos aproveitar pra conhecer Cottesloe, uma praia linda e quem sabe fazer um picnic em um dos muitos gramados daqui. Fui!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Minha primeira incursão à City Perth

BY MYSELF - Gente, hj foi minha primeira ida ao centro de Perth by myself. Peguei o ônibus direitinho e desci no coração do Centro, na Wellington station. Emoção!!! Fui resolver umas coisinhas de ordem prática, vcs entendem...  Até chegar lá pude observar que os bairros que se formam ao longo da principal avenida que o ônibus 400 pega , de Scarbourough até City Perth, são mto parecidos com os nossos, só que infinitamente menores. Todos têm seu mercadinho, sua escola, seu Centro Médico, Post Office, uma pracinha simpática etc

PARQUES - Perth é uma cidade de muitos parques verdes e floridos. É incrível que eles tenham tantas flores apesar da vegetação desértica daqui: bouganvilles(??) ou primavera para os paulistas, hibiscos de todas as cores, Bela Emílias e lindas e frondosas árvores. As pessoas se sentam nas praças nos breaks para ler, descansar ou simplesmente ver a vida passar, comendo um sanduiche. A grama é PERMITIDA em toda Perth. Aqui, não sentar na grama é que é um "pecado".

Adorei o Centro de Perth. É uma miniatura dos centros das grandes metrópoles, com um blend de gente, nacionalidades, culturas e moda. Os cabelos são tão loucos quanto os que a gente vê em cidades como NYC ou Londres: inúmeros moicanos, multicoloridos, dradges e cortes pra lá de ousados. Roupas??? Todo o tipo: góticos, micro saias e shortes, meias rasgadas, botas, havaianas aos quilos, além dos vestidinhos de Verão. Ah,'e tem tb os tipos executivos, hiper bem vestidos. Enfim, uma "viagem" pra quem é assim ... normalzinha como eu.  Detalhe, quando eu cheguei ao Centro, parecia que eu estava numa cidade fantasma, tudo deserto, vazio. Depois de meio-dia, ferve! Aí sim, vc consegue ver tudo isso que eu descrevi. Fica com cara de Centro...

ALMOÇO: Vale à pena registrar que no Centro tem todo o tipo de comida: fast food, sandubas natuaris, comida chinesa, tailandesa, japonesa, grelhados, saladinhas e tudo o que vc imaginar. Uma grande variedade mesmo. Fiquei por conta das saladinhas, que vc tb pode montar, como no Brasil. O preço é acessível. Uma refeição sai em média AUS$8/9. O que achei um absurdo foi o cafézinho expresso, que sai a AUS$ 3,70. E se vc pede "short", se sente mais lesada ainda! Em um gole, vc rasgou essa grana!

BRANDS: E pra quem acha que em Perth ninguém liga para as marcas mais "fashion", tem coisa que nem eu conhecia, além das tradicionais Hugo Boss, CK, D&G, Victor Hugo, Tiffanys, Gucci, Armani e "heaps" of  other brands. Heaps quer dizer um montão, aprendi essa semana!

BLUE EYES: Gente, e outra coisa, a quantidade de olhos azuis espetaculares por metro quadrado me impressionou. Essa é a maioria! Pessoas bem branquinhas e olhos deslumbrantes, de um azul transparente, como eu só conhecia o da minha avó. Fico tonta!

P.S.: Tô um pouquinho mais acostumada com o sotaque carregado daqui e os motoristas de ônubus já não me passam a perna mais. Estou aprendendo a me locomover nas diversas "zonas"daqui.


Amanhã tem mais...

Mais Novidades em Perth

Outra cena impagável aqui em Perth: O por do sol. As pessoas se sentam nos gramados que ficam na orla, antes da areia da praia pra namorar ou com suas famílias pra ver o sol se por. É lindoooooo D+ ! Além disso, esses gramados da orla tem churrasqueira, mesas e cadeiras públicas e se vc mora aqui, não vai escapar de um picnic. No Verão, os gramados "fervem" a qq hora do dia. Alguns vão pra tomar café, outros pra fazer churrasco e outros pra fazer um lanche à tardinha e ver o sol se por. Tem bares envidraçados também. Vc escolhe o seu cantinho e aproveita! Fico com a sensação que as pessoas aqui sabem viver - pra quem quer uma vida saudável e cercada de natureza!

Ah, esqueci de contar: já compramos uma churrasqueira e fizemos 2 churrascos. O carvão vem em bolinhas e tem um cheiro esquisito. Demora pra caramba a pegar fogo. A carne é muito boa, super macia. A churrasqueira parece uma maça gigante e preta, com rodinhas. Dá pra distrair.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Minha primeira semana em Perth - 1os. passeios e curiosidades

PessoALL,

Cheguei na Australia por Sydney com chuvas torrenciais, essas que vcs devem estar vendo pela TV, que arrasam com tudo. Meu vôo pra Perth acabou atrasando mais de 1 hora. Tranquilo, pra quem já tinha viajado mais de 20 horas.

Ramírez foi me buscar no aeroporto com o amigo e ... contrariando nossas expectativas, o carro do Marcelo coube todas as nossas 13 malas. Salve a Mitsubitch!

Fui recebida com flores na minha nova casinha, já toda montada, uma graça. Não sabemos bem ainda como vamos fazer para colocar todas as nossas coisas dentro dela quando o navio chegar com a mudança. Percebemos que podíamos viver só com o que temos aqui. Mais que suficiente. Mas isso é uma outra história...

O pessoal que cuida da nossa expatriação (relocation) é perfeito. Deixam uma apostila para cada pessoa da família com todas as dicas locais e do bairro que vc mora. Tudo que vc precisa está ali, até as gírias.

Primeiras Impressões:
'
Perth é mesmo uma metrópole provinciana.  Lembra Cabo Frio, porém mais calma e com menos badalação. As pessoas são super gentis, tive a melhor primeira impressão! O Indico é lindo, transparente e as praias são bem cuidadas e limpíssimas. Fomos passear pela orla de madrugada, já que no meu fuso ainda era perto das 14 horas da tarde. O vento sopra quase que o tempo inteiro e mesmo com um Verão de matar, não faz calor, com rarísimas exceções até agora. Chama-se Doctor Freo ( com referência à Freemantle).

Sabe o que Perth tem de ruim? Corvos e moscas. Super esquisito! A gente escuta o barulho dos corvos o tempo inteiro e as moscas - acho que por causa de algum desequilíbrio ecológico - estão sempre por perto. As casas são teladas pra evitar que elas entrem.  Mas não adianta. Quando vc pisa em Perth, uma mosca te adota, isso é certo.

No dia seguinte fomos à Freemantle, que é uma região portuária pertinho de Perth. Uma graça de lugar, muitas marinas com decks de madeira e lindos barcos. O céu é mais que azul e existem inúmeros mercadinhos chamosos pra comprar desde souvenirs até comida brasileira.

Estamos sem carro e nossos passeios têm sido feitos de ônibus/trem, tudo muito confortável. Os ônibus tem um horário meio doido nos feriados e se vc bobear tem que esperar um tempão ou fazer muitas baldeações de trem. Também achei super caro o transporte aqui, mas acho que ainda estou com a cabeça do Brasil. As tarifas variam conforme as "zonas" pra onde vc vai e os motoristas podem ser muito ou pouco confiáveis na hora de cobrar. Se vc não sabe como chegar de um lugar para o outro, entra no amigo google e pergunta. E lá estará o número do ônibus, com horários e ponto mais próximo. E dentro dos ônibus, eles têm timetables, com informações de transporte pela cidade inteira.

Visitamos o aquário de Perth, que fica em Hillarys e ontem fomos ao cinema assistir O TURISTA.. Uma vidinha bem tranks, ao modo de Perth.

Vamos à praia quase todo o dia com as crianças com muito filtro, chapéu e óculos sempre. Dizem que tem um  buraco de ozônio em cima da Australia e temos que nos proteger mesmo!

Fazemos longas caminhadas no final da tarde pela orla. Tem lugar para caminhadas e para os ciclistas, que são muuuuuitos e passam correndo pela gente. KEEP LEFT - Ainda não me acostumei com a mão inglesa e tenho que ficar atenta pra não ser atropelada nas ruas. Os sinais de trânsito são super respeitados e ninguém (quase ninguém) atravessa  fora da faixa. O pessoal faz muito exercício por aqui, se mexe o tempo todo e a vida é super easy! Tudo é muito informal e ninguém liga para o que vc veste. Todos te tratam da mesma forma e o respeito à diversidade cultural é enorme. Tem gente de todo o lugar do mundo em Perth.

Interessante: quando um feriado cai num fim de semana, é transferido para o próximo dia útil, ou seja, vc nuuuunca perde o feriado.

Quando caminhamos pela orla, observamos sinais de  "cuidado com as cobras" e achamos que era exagero. Mas não é. Elas aparecem principalmente no final do dia quando o chão está quente. Pretas e enormes muitas vezes. É só deixarem o caminho livre pra elas. Aqui é crime matar qualquer animal!

E também é proibido beber nas ruas. Vc só pode beber dentro dos estabelecimentos credenciados - pubs e bares/restaurantes. Mas isso nem os australianos respeitam muito. A gente vê muitas garrafas de cerveja na praia.

Outra curiosidade: o lixo só passa 1 x por semana, às 3as feiras. Me sinto um bebê, tendo que aprender tudo de novo! Na verdade foi o nosso primeiro mico: colocamos caixas e mais caixas junto com nossa lixeira (BIN) e os caras só levaram o que estava dentro do bin. O resto sobrou. Eis que aparece um senhor australiano super gentil aqui em casa. Era morador do outro lado da rua e veio me explicar que o lixeiro só recolhia o que estava dentro da bin. Ou seja, temos que ir colocando aos poucos ou ocupar o lugar das bins dos vizinhos! Ele tb explicou que podíamos levar a algum lugar tipo "recolhe entulho", mas não consegui entender tudo o que ele disse.

O sotaque do australiano pode ser tenebroso mesmo algumas vezes. Se vc der sorte e pegar um british, é mole. Se pegar um surfista ou um caipirão, danou-se.

No mercado tem basicamente tudo que precisamos, lógico que guardadas as diferenças culturais entre os nossos países. Mas dá pra comer direitinho. Vou sentir falta do nosso feijão, mas já me disseram que consigo no mercado de Freemantle.

Essa semana vou começar a ver uma conta no banco e a procurar carro, que faz a maior falta. Além disso, já estamos checando escolas para Isa e Pablo, além de trabalho para as férias de Verão.

Sou uma iniciante no mundo do blog, mas achei um excelente espaço pra compartilhar essa experiência que muitos têm e nem sempre conseguem dividir e facilitar a vida dos que chegam em países distantes. Tomara que possa ajudar... O fato é que vim de coração aberto e quero muito conhecer o que Perth e o resto da Australia têm de bom pra oferecer. Os australianos - de outras localidades -  dizem que Perth é entediante. Talvez... para alguns. Mas pra quem deseja desacelerar e levar uma vida calma, em família e com a qualidade de vida sonhada.... me parece uma ótima opção!

Fotos em Perth