segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Inspeção à vista e diarista na manga

Levei um susto na semana passada quando recebi uma carta da administradora do imóvel que alugamos. Eu já sabia que de 3 em 3 meses, estávamos sujeitos a uma inspeção na nossa casa alugada, mas nunca pensei que as “regras”fossem tão rígidas.  Apesar que fiquei pensando que se isso fosse feito no Brasil, provavelmente não teríamos metade dos problemas que temos com inquilinos, etc.
A sorte é que no almoço da Luluzinhas de 6ª. feira, uma amiga brasileira me disse pra não me preocupar muito com isso, pois é apenas um procedimento praticado por todas as administradoras.
Mas “vamos combinar”? Achei um tanto quanto intimidador, assim como algumas coisas que acontecem por aqui em relação a compromissos financeiros assumidos, por assim dizer.
Vamos lá.  A carta avisa que COM ou SEM você na casa, a inspeção será feita  no dia 15 de março.  Eles entram mesmo se você não estiver. Utilizam a chave que fica com a Administradora. Isso é normal! Olha a cultura, que diferente!
 Agora dá só uma olhada no que tenho que deixar impecável para a temida inspeção: gramados e canteiros devidamente aparados, tiriricas removidas do jardim, calçada e rua da “vila” varridas e livres de matinhos, teias de aranha do exterior da casa removidas, pisos clareados e deck varrido, carpetes higienizados,  forno e exaustor limpíssimos , manchas removidas das paredes e do chão da garagem e por aí vai... Bem, e tem também umas palavras que não entendi e que nem o dicionário tem, tipo “reticulation” (???). Alguém sabe o que significa? O contexto é reticulation in good working order”.
Bem, depois de receber na mudança 125 caixas e ter que acomodar tudo,  confesso que a limpeza da casa não anda um primor. Tratei de entrar em contato com uma brasileira que faz faxinas e unhas aqui em Perth. Todas cobram por hora.  AU$ 25,00/hora, com um mínimo de duas horas.  A unha sai a AU$ 30 para pé e mão.  Deixei marcado pra iniciarmos uma faxina na 4ª. feira, umas 3 horas de trabalho pra render nesse primeiro dia.  Torçam por mim! Tem que dar certo. Já emagreci pra caramba desde que cheguei aqui.  É tudo muito bom, mas muito SELF e ando cansada pra caramba.
Outra providência importante foi encontrar um local para a segunda etapa de SE DESFAZER DAS COISAS.  A gente pensa que doou tudo que precisava quando embalou a mudança no Brasil.  Aí percebe que muita coisa que veio, você nem sentiu falta e nunca sentirá.  Sorte que bem pertinho daqui de casa, tem uma loja da Cruz Vermelha que aceita doações e as revende. Já estou indo pra terceira caixa!
Fazendo “ARTE” ao estilo "SELF"
Quando a Isa chegou da escola hoje, fomos lavar o carro. Já tínhamos planejado isso no fim de semana, como se fosse uma “arte”  que íamos aprontar. Peguei o carro e fui encontrá-la. O lugar é daquele tipo self que já falei aqui no blog e onde eu só via mulheres lavando os carros. Passo por ali sempre porque é meu caminho pra casa e fico só imaginando como aquelas máquinas funcionam. Será que tem roteiro? Será que vou conseguir entender? Será que é caro? Chama-se U WASH. Ou seja, é por sua conta mesmo amigo!
Bom, só mesmo indo pra conferir. Foi divertidíssimo!!! 
Funciona assim:  a máquina aceita moedas de AU$1 e AUS2, mas só moedas.  Tem um local pra você lavar o carro e outro só para aspirar. Resolvemos aspirar primeiro. Tudo certo. 2 dólares dão direito a 3 minutos de aspiração. Eu e Isa nos revezamos e nos saímos muito bem. Colocamos a moedinha (Isa morrendo de medo de não dar certo) e fomos à luta.
A segunda etapa, de lavagem.... Bem, essa não foi assim tão fácil.
Eles têm duas mangueiras de alta pressão.  Para água, depois para a espuma, uma que sai uma água verde para os pneus ( coisa esquisita!), a fase de rinse( que é o enxágüe e para wax (que é caso vc deseje encerar). Tem ainda uma outra máquina, caso vc queira colocar aromas no carro (achei melhor   não arriscar e manter “au naturel) . Acontece que o tempo é muito curto e acabamos gastando mais moedas que desejávamos. E como não havia nada especificando que os 2 dólares tinham que ser em moeda de 2 dólares, colocamos várias moedas até  chegar aos dois dólares.
Q U E B R A M O S   A   M Á Q U I N A, CLARO!!!
Chamei reforço (please, can you give me a hand??).  Expliquei que a máquina tinha engolido todas as minhas moedas e se recusava a trabalhar! Coitado, teve que desmontar a máquina, nos devolveu as nossas moedas erradas e ainda nos concedeu gratuitamente mais 3 minutos para acabarmos de enxaguar o carro. Depois dessa, achamos melhor nem tentar encerar o carro. Saímos de lá felizes da vida, rindo pra caramba, molhadas e com o carro secando ao vento!
Pra fechar, fomos tomar sorvete na praia e comemorar nosso grande feito!!
Lição do dia: SÓ EXPERIMENTANDO, SÓ OUSANDO!!





Um comentário:

  1. Reticulation... ahaha parece ate musica de Axé: Reticulation tion, tion reticulation...

    Bom, se vc nao deixar sua reticulation funcionando direitinho vc vai descobrir o que é, pq eles vão te falar... rsrsrs

    Bjsbjs

    ResponderExcluir